Oppotunity completa “maratona” em Marte 11 anos depois de seu pouso [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Oppotunity completa “maratona” em Marte 11 anos depois de seu pouso [vídeo]

Em janeiro de 2004 a sonda Opportunity pousou em Marte para explorar a superfície e coletar dados importantes a cerca do planeta vermelho. Hoje, mais de 11 anos depois de sua aterrissagem, o veículo continua em plena atividade, e completou há pouco tempo um marco pessoal.

Em abril de 2015, a Opportunity atingiu a marca de 42,2 km – a distância de uma maratona – percorridos em solo marciano. Para comemorar o feito, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA compilou toda a trajetória da sonda, que foi gravada em vídeo, e montou um vídeo – obviamente em velocidade acelerada – com pouco mais de 8 minutos.

As imagens foram registradas pela câmera de evasão de riscos do laboratório ambulante, chamada em inglês de hazcam – hazard-avoidance camera. Apesar da alta velocidade em que as imagens passam, dá para acompanhar o trajeto todo feito através do contador de dias na parte inferior da tela e do mapa bidimensional mostrado na porção direita do vídeo.

Há momentos curiosos, como as semanas em que o veículo ficou atolado em uma duna de areia e o momento em que visitou seu próprio local de pouso e o escudo de calor que foi descartado pouco antes da aterrissagem. O texto no começo do vídeo explica que quando o áudio fica mais alto e ruidoso, é porque a Opportunity estava passando por terrenos mais duros, enquanto o som baixo e constante revela os momentos em que a sonda navegava por solo macio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.