NASA oferece download de programas para projetar drones e foguetes

1 min de leitura
Imagem de: NASA oferece download de programas para projetar drones e foguetes

Se você entrar nessa página no site da NASA, vai encontrar a seguinte descrição: "Oferecendo um extensivo portfólio de software para várias aplicações técnicas, o catálogo NASA Software é organizado em quinze categorias. Os códigos estão listados alfabeticamente e todos os produtos possuem uma descrição curta". Apesar de o parágrafo não revelar o que está entre estes links logo de cara, basta uma pequena pesquisa para encontrar os programas que a própria NASA usa para projetar drones e foguetes.

O Software Catalog foi liberado neste mês para o público acessar mais de 1 mil programas gratuitos voltados para indústrias, agências governamentaisetc. Neles, você encontra códigos que a própria NASA utiliza atualmente — por exemplo, alguns dos softwares são usados para projetar o Space Launch System, o foguete que deve lançar a nave Orion em direção a Marte.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Desde 2011 a liberação destes códigos estava sendo planejada pela agência. Na época, ela foi anunciada por meio de um memorando presidencial sobre a aceleração da comercialização de pesquisa federal. No memorando, Obama lançava um desafio: criar novas maneiras de aumentar a eficiência e o impacto econômico nas atividades de transferência de tecnologia.

Códigos que te quero

Um dos programas disponíveis no catálogo é um sistema de voo para cubosats e drones. Os cubosats são satélites que parecem cubos de 10 cm. Para encontrar, basta ir atrás dos nomes Core Flight Enterprise e Core Flight Suite.

Os programas da NASA também costumam sofrer alterações de outras empresas, agências, órgãos e até universidades. Como os códigos são abertos, você pode mexer no sistema para mudar a razão de um arquivo. Como notou o Gizmodo US, um software de mapeamento de estrelas foi usado para rastrear tubarões-baleia. Mais que isso, outros programas ajudam hospitais a serem mais eficientes.

Nada é tão simples

Porém, o download não é a coisa mais fácil e rápida do mundo. Você não vai baixar o arquivo como um programa no MegaUpload. É necessário preencher um formulário para a NASA. Isso porque alguns softwares não podem cair nas mãos de "pessoas erradas", disse a agência.

Ainda, muitos itens dentro do site não estão disponíveis fora dos EUA e para o público em geral. A NASA comenta que todas essas questões envolvem a segurança nacional.

Se você ficou interessado em desenvolver um superfoguete ou drone, clique neste link e vá até o catálogo. Boa diversão!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.