Projeto da NASA pretende cultivar alface no espaço

1 min de leitura
Imagem de: Projeto da NASA pretende cultivar alface no espaço

(Fonte da imagem: Reprodução/Bryan Onate para NASA)

Na próxima segunda-feira, dia 14 de abril, a NASA deve enviar com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) uma nova tecnologia para o cultivo de vegetais. O objetivo é desenvolver equipamentos e técnicas que viabilizem a produção de alimentos no espaço para o consumo dos astronautas.

O Vegetable Production System (VEGGIE), produzido pela instituição estadunidense em conjunto com a empresa Orbital Technologies Corporation (ORBITEC), estará dentro da cápsula Dragon que será lançada na missão batizada de SpaceX-3.

O equipamento consiste em um protótipo de câmara dotada de uma espécie de almofada de voo, a qual visa ajudar as plantas a suportar a gravidade zero. Dentro do VEGGIE existem LEDs vermelhos, azuis e verdes que devem ajudar no crescimento e na sobrevivência dos vegetais.

Além disso, a estrutura dessa câmara pode se expandir de acordo com a necessidade das plantas, chegando a até 30 centímetros de largura por 37 centímetros de profundidade — sendo a maior estufa para o cultivo de plantas no espaço já criada. Nesse primeiro teste, a tecnologia cultivará pés de alface.

O projeto VEGGIE estava originalmente planejado para ser lançado no final do ano passado, mas ele acabou sendo adiado para garantir que todas as medidas de segurança fossem tomadas. Se tudo ocorrer conforme o planejado, os cientistas da NASA esperam ampliar a variedade de testes para outros vegetais, incluindo legumes.

O equipamento pode inclusive servir para jardinagem recreativa, explicou Gioia Massa, um dos pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do Vegetable Production System. Por fim, o cientista revelou que há a intenção de usar essa tecnologia para projetos ainda mais ambiciosos, como o fornecimento de alimentos para as pessoas na Terra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.