MacGyver: astronautas consertam ISS com uma escova de dente

1 min de leitura
Imagem de: MacGyver: astronautas consertam ISS com uma escova de dente

Detalhe das ferramentas criadas pelos astronautas "MacGyvers" (Fonte da imagem: NASA)

Nunca saia de casa sem sua escova de dentes — nem mesmo se o passeio for para um laboratório espacial de US$ 100 bilhões. Essa é a lição que podemos tirar do feito realizado pelos astronautas Sunita Williams e Akihido Hoshide, da Estação Espacial Internacional (ISS). Depois de sofrer durante algumas horas com um parafuso emperrado, a dupla conseguiu resolver o problema com uma simples escova de dentes.

O parafuso em questão ficava do lado de fora da ISS e estava emperrado devido aos detritos que foram se acumulando ao longo do tempo. Por isso, os astronautas passaram mais de 6 horas com seus trajes especiais, no vácuo, tentando substituir uma das peças responsáveis por distribuir a energia recebida pelos painéis solares para o restante da estação.

Cena da missão externa transmitida pela NASA TV (Fonte da imagem: Space.com)

Depois de uma tentativa falha, na semana passada, Williams e Hoshide finalmente conseguiram, ontem (5), substituir essa peça tão importante e, para isso, usaram ferramentas improvisadas, construídas com uma lata pressurizada de nitrogênio e uma escova de dentes. Durante a missão, a dupla também aproveitou para instalar uma câmera no braço robótico da estação.

E isso não foi tudo. Além da façanha ao estilo MacGyver, essa missão também tornou Sunita Williams a mulher que já passou mais tempo no espaço em missões espaciais. Enquanto  a antiga detentora do título, Peggy Whitson, passou 36 horas e 46 minutos de sua vida nesse tipo de atividade, Williams acumulou um total de 44 horas e 2 minutos no espaço. Quase dois dias inteiros.

Fonte: NASA, Space.com

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.