NASA cria impressora 3D para funcionar no espaço

1 min de leitura
Imagem de: NASA cria impressora 3D para funcionar no espaço

Impressoras 3D vão ganhar o espaço. (Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, trabalha na criação de uma impressora 3D para atuar no espaço. O projeto vem sendo desenvolvido durante toda a última década e resultou na Electron Beam Freeform Fabrication (EFB3, na sigla em inglês, ou raio de partículas de elétrons para fabricação de formas livres, em tradução livre).

A máquina usa uma arma de raios elétricos (de partículas de elétrons), um alimentador de fio duplo e um computador para controlar a fabricação de estruturas metálicas. Com isso tudo, as ferramentas para serem usadas no espaço podem ser fabricadas durante a própria viagem em questão de horas, em vez de demorar dias ou semanas.

Karen Taminger, especialista envolvida no projeto, relatou ao Space.com que o próximo passo é aprimorar o material, tornando-o menor, mais durável e também mais fácil de usar. “Nós agora buscamos alterações de hardware e de processo para tornar o sistema mais robusto e amigável ao astronauta”, declarou.

Exploradores de um novo Novo Mundo

Taminger garantiu ainda que a ideia é que a EFB3 auxilie astronautas durante a exploração espacial. “Assim como Cristóvão Colombo trouxe ferramentas junto com ele para ajudar a explorar o Novo Mundo”, afirmou a especialista, “a NASA está desenvolvendo uma ferramenta que permite aos exploradores espaciais construir o que eles querem, quando e onde eles precisam disso”.

Fonte: Daily Mail

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.