Moeda de 1 centavo é enviada para Marte

1 min de leitura
Imagem de: Moeda de 1 centavo é enviada para Marte

Moeda de 1 centavo cunhada em 1909 chegará em Marte ainda neste ano (Fonte da imagem: NASA)

Seja no Brasil ou nos Estados Unidos, as moedinhas de um centavo não servem para muita coisa. Mas uma delas em específico acabou de ficar ainda mais valorizada: trata-se de uma moeda de cobre cunhada em 1909, no centenário de nascimento de Abraham Lincoln. Como se não bastasse, neste exato momento o “penny” americano está em uma viagem interplanetária, com previsão para chegar a Marte em agosto de 2012.

A moeda faz parte do sistema de calibragem que será usado pelas câmeras do veículo de exploração Curiosity, que decolou da Terra em 26 de novembro de 2011. Além do centavo de dólar, o sistema também é composto por pequenas amostras de cores que ajudarão a garantir uma boa qualidade de imagem. Juntas, essas peças não ultrapassam o tamanho de um telefone celular.

A moeda foi comprada pelo engenheiro líder do projeto, Ken Edgett, e, de acordo com o press release publicado no site da agência espacial americana, ela também servirá de base para comparação de escala em fotografias que possam ser tiradas no Planeta Vermelho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.