Novo satélite da NASA faz fotos incríveis da Terra

1 min de leitura
Imagem de: Novo satélite da NASA faz fotos incríveis da Terra

(Fonte da imagem: Earth Observatory)

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) divulgou na última quarta-feira, 23 de novembro, a primeira imagem captada pelo NPP, novo satélite da agência responsável por monitorar condições climáticas. Na fotografia divulgada, é possível visualizar grande parte dos Estados Unidos e parte das ilhas do Caribe, demonstração da abrangência do aparelho.

O NPP é uma abreviação da sigla NPOESSPP que, em si, é uma abreviação do nome National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project (Projeto Preparatório do Sistema de Satélite Ambiental Operacional Nacional de Órbita-polar, em uma tradução livre). Nome tão grande que nem mesmo o time responsável deve se lembrar dele inteiramente.

O satélite, lançado ao espaço no dia 28 de outubro deste ano, é equipado com o sistema VIIS (Visible Infrared Imager Radiometer Suite). O dispositivo é capaz de captar imagens a partir de 22 canais que trabalham com frequências diferentes do espectro eletromagnético, o que lhes torna capazes de observar com detalhes a superfície terrestre – com isso, a NASA poderá analisar mais facilmente vegatações, nuvens, incêndios, cor dos oceanos e temperatura dos continentes e superfície do mar.

O NPP pesa aproximadamente 252 quilos, e atualmente viaja a uma velocidade de oito quilômetros por segundo a uma altitude de 824 km em relação ao nível do mar. O equipamento será responsável por monitorar grande parte do clima da América do Norte, sendo capaz de captar  fotografias com a resolução de 6000 x 6000 pixels com um campo de visão incrível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.