NASA quer contratar frota de táxis espaciais

1 min de leitura
Imagem de: NASA quer contratar frota de táxis espaciais

(Fonte da imagem: TG Daily)

Após ter decidido encerrar seu programa de ônibus espaciais, a NASA está disposta a terceirizar seu sistema de viagens. Segundo uma reportagem do TG Daily, a agência está procurando firmar parcerias com empresas terceirizadas no desenvolvimento de “táxis espaciais” responsáveis pelo transporte de astronautas até a Estação Espacial Internacional.

O objetivo da agência espacial norte-americana é a redução de gastos, permitindo que seus funcionários foquem esforços e recursos na exploração do espaço profundo. As companhias interessadas em firmar o contrato de transportes com valor de US$ 1,61 bilhões terão de apresentar planos que incluam a construção das espaçonaves, plataformas de lançamento e o fornecimento de suporte a missões tanto no espaço quanto na Terra.

Redução de custos

A procura por empresas terceirizadas capazes de enviar astronautas ao espaço se deve principalmente ao fim do programa de ônibus espaciais. Esse fator faz com que a agência norte-americana dependa de países como o Japão e a Rússia para mandar pessoas ao espaço, situação que representa gastos consideráveis.

Até o momento, a NASA já assinou acordos com as empresas privadas Space X e Orbital Science Corporation para o transporte de recursos através de espaçonaves sem tripulantes. O primeiro voo está programado para acontecer próximo ao fim de 2011.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.