Embora continue ocupando a posição de uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, o MySpace vem perdendo cada vez mais espaço para os concorrentes, especialmente o Facebook. Para mudar esse cenário, a partir do dia 11 de agosto o site começou a migrar os usuários para um novo visual com menos anúncios publicitários e que mostra as atualizações dos contatos na página inicial.

O novo foco da rede social passa a ser compartilhar e descobrir novos conteúdos, a partir de um sistema de stream bastante semelhante ao utilizado em serviços como o Orkut e o Facebook. O campo para compartilhar conteúdo ganhou mais destaque e permite incluir imagens, links e vídeos diretamente no campo de atualização de status.

O limite de tamanho disponível para os vídeos é de 500 MB, com a possibilidade de incluir conteúdos já hospedados em sites como o YouTube, por exemplo. A parte direita da tela possui novos campos, como recomendações de amigos e eventos, alertas de aniversários, lista de quem visitou recentemente seu perfil e um espaço para a exibição de vídeos.

Os aplicativos foram movidos para o canto esquerdo da tela, permitindo acesso fácil a diferentes complementos da rede social, sem poluir a página principal nem dificultar a navegação pelo site. Até o momento, somente alguns perfis selecionados têm acesso à nova interface, porém o MySpace já anunciou que a migração tem data marcada para acabar: 16 de agosto.

Segundo a gerente geral da rede social, Christina Wodtake, essas não serão as única mudanças a ocorrer no MySpace este ano – nos próximos meses, todas as áreas do site devem ser reformuladas. A companhia pretende aplicar as novidades aos poucos, permitindo que os usuários se acostumem de forma gradual às modificações apresentadas.

O objetivo da companhia é recuperar os usuários que perdeu para os concorrentes e tentar atrair um novo público, especialmente o mais jovem. As novidades pretendem mostrar que o MySpace também é uma rede social fácil de utilizar e possui conteúdo diferenciado em relação a outros serviços.