O que esperar da MWC 2013

7 min de leitura
Imagem de: O que esperar da MWC 2013

Vai começar a maior feira mobile do mundo (Fonte da imagem: Divulgação/MWC)

Na semana que vem, acontece a Mobile World Congress 2013, a maior feira de equipamentos portáteis do planeta. O evento mudou de lugar, mas continua sendo realizado na cidade de Barcelona, na Espanha. Segundo o site da feira, a MWC 2013 contará com a maior estrutura dos últimos tempos.

Para acomodar visitantes, empresas e a imprensa do mundo todo, o evento será realizado em uma área de 240 mil metros quadrados – o dobro do espaço ocupado pela MWC 2012. A feira será realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro e deve atrair os olhos do mundo todo para algumas das principais novidades do universo mobile.

Gigantes chamando menos a atenção

As expectativas para este ano pousam principalmente sobre as empresas de menos destaque, aquelas que fazem parte do segundo escalão do mercado dos portáteis. Isso, no entanto, não é culpa da organização do evento ou de alguma crise mundial, mas sim das próprias gigantes do ramo.

Explicando: cada vez mais as companhias que comandam os mercados, como Samsung e Apple, por exemplo, realizam eventos próprios para anunciar os seus grandes produtos, aqueles que são os carros-chefe das suas linhas de tablets, celulares ou computadores.

A razão para esse “fenômeno” é simples: em anúncios “domésticos”, vamos dizer assim, essas empresas não precisam dividir os holofotes com a concorrência, ganhando todo o destaque para os seus próprios gadgets.

Galaxy S3 com 4G é anunciado por R$ 2.399S4 só deve aparecer em evento oficial da Samsung (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Dessa forma, se a falta de grandes anúncios pode tirar um pouco do brilho da feira, em contrapartida isso também é capaz de ser benéfico tanto para outras empresas como também para nós, ávidos consumidores de novos produtos!

Com mais espaço, diversas empresas poderão mostrar melhor os seus produtos e, assim, quem sabe concorrer melhor nesse disputadíssimo mercado. ASUS e LG, por exemplo, devem apresentar produtos novos e que provavelmente chamarão muito a atenção da imprensa.

Chineses ganhando mais espaço

Se as gigantes não fizeram grandes anúncios na última CES 2013, em Las Vegas, outra situação ocorrida na feira de eletrônicos também promete se repetir na MWC: os chineses aproveitarão a deixa para, pouco a pouco, invadirem o mercado ocidental com os seus produtos de preços reduzidos. Duas companhias prometem chamar a atenção nesse sentido: a Huawei e a ZTE.

Huawei

A Huawei, que chamou a atenção na feira realizada nos Estados Unidos no começo do ano, promete destacar os seus aparelhos no evento europeu. A linha Ascend, que agradou bastante ao público no mês passado, deve estar presente, além dos tablets desenvolvidos pela empresa. Ainda, a linha de celulares deve ganhar um novo (e poderoso) gadget: o Ascend P2.

Informações preliminares dão conta de que o smartphone apresentará um display de 5 polegadas, além de um processador quad-core por debaixo do capô. Entretanto, de acordo com o TechRadar, há rumores de que a empresa pode surpreender o mercado com um aparelho que traria um incrível chip de oito núcleos. Será?

ZTE

A ZTE, por sua vez, também deve trazer algumas novidades interessantes. A companhia, conhecida por seus modelos de entrada e de baixo custo, deve mudar um pouco a sua postura, apresentando aparelhos com hardware mais robusto. Rumores dão conta de que um novo smartphone da empresa deve chegar ao mercado para bater de frente com grandes adversários, como o Galaxy Note 2, por exemplo.

Chamado de ZTE Grand Memo, o aparelho tem tela de 5,7 polegadas e processador Snapdragon S4 quad-core de 1,7 GHz. Algumas hashtags lançadas pela ZTE na rede, como #ZTEGrandMemo, por exemplo, buscam agitar o público em torno do lançamento do gadget.

Novo ZTE tem display enorme e é poderoso (Fonte da imagem: Reprodução/GSM Arena)

Além disso, outro produto da companhia promete chamar a atenção na feira. O ZTE Mozilla, primeiro smartphone com o sistema da Raposa de Fogo, deve mostrar como o Firefox OS se comporta nas mãos da galera.

ASUS e o seu novo tablet

A ASUS foi uma das primeiras empresas a chamar a atenção para a sua participação na MWC 2013. Vários dias antes de a feira ser iniciada, a companhia lançou um vídeo na internet mostrando uma nave espacial totalmente cromada e cheia de estilo pousando na cidade de Barcelona, local do evento.

Agora, nos dias que antecedem a abertura do evento, a empresa se apressou para mostrar ao público o seu novo tablet. Com nome de MeMO Pad Smart 10.1, o aparelho já teve as suas especificações reveladas (clique aqui para conferir o hardware do portátil). Há também um vídeo apresentando o tablet, como podemos ver logo acima.

Tablets da Nokia?

Falando em tablets, a Nokia pode finalmente dar um passo decisivo e entrar nesse mercado até então “desconhecido”. Rumores sobre experimentos da companhia finlandesa nesse sentido já pipocam na rede faz tempo, entretanto, isso vem ganhando força com a proximidade da MWC 2013. Na semana passada, por exemplo, a companhia mostrou “sem querer” uma imagem de um suposto tablet em um evento realizado no Paquistão.

Tablet da Nokia aparece em evento no PaquistãoAmpliar(Fonte da imagem: Reprodução/Nokia Gadgets)

O fato é que a empresa vem experimentando a ideia faz tempo. Fontes de publicações norte-americanas, como o The Verge, afirmam que a Nokia tem realizado testes com as diversas versões do Windows 8. Pode ser que o anúncio oficial surja na semana que vem...

Além dos tablets, a companhia pode anunciar também alguns novos modelos de smartphone. São especulados os Nokia Lumia 520, 720 e 922. Os rumores não dão conta das configurações dos gadgets e não há nenhum tipo de informação objetiva sobre eles, pelo menos por enquanto. Por fim, as câmeras PureView, da Nokia, também devem ganhar certo destaque no stand da empresa.

Google e Microsoft: só marcando presença

Duas gigantes do software, Google e Microsoft devem marcar presença na Mobile World Congress 2013, contudo não são esperados grandes anúncios por parte das duas companhias. Ao que tudo indica, ambas mostrarão somente recursos dos seus produtos já conhecidos e estarão lá mais para cumprir tabela do que para surpreender o mercado.

Samsung

Como já era de se esperar, a Samsung não deve apresentar nenhum aparelho revolucionário na MWC 2013. Já é sabido que os seus grandes destaques, como o Galaxy S4, por exemplo, contarão com eventos próprios da companhia para serem anunciados. Contudo, a empresa tem uma linha enorme de produtos – assim, ela sempre merece atenção.

Com flip e duas telas, Samsung Galaxy Q pode ser revelado na MWC 2013(Fonte da imagem: Reprodução/Slashgear)

Além disso, com tantas alternativas, sempre sobra alguma coisa boa para ser mostrada. Esse deve ser o caso do novo tablet da companhia, chamado, por enquanto, de Galaxy Note 8.0. Tudo indica que o portátil de oito polegadas deve dar as caras na feira. Além dele, o Galaxy Q, celular que tenta ressuscitar o “flip” e conta com duas telas, também pode ser apresentado.

LG – novos Optimus vêm aí

A LG promete aproveitar todo o espaço cedido pelas outras companhias para revelar alguns de seus novos aparelhos. Entre eles, o destaque fica para os gadgets que compõem a nova linha Optimus L II. Diversas imagens, informações e teasers já foram divulgados pela empresa sul-coreana.

LG anuncia nova linha Optimus para a MWC
(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Fazem parte do lançamento os modelos Optimus G Pro, Optimus L3 II, Optimus L5 II e Optimus L7 II. Ao que tudo indica, a companhia busca seguir o modelo de negócio da sua principal concorrente, a vizinha Samsung. Isso porque os novos smartphones trazem diversas configurações diferentes, tudo para atingir o maior número possível de pessoas, agradando a quem procura aparelhos simples, medianos ou avançados.

O destaque, para quem procura um aparelho robusto, deve ficar por conta do Optimus G Pro. Com display Full HD de 5,5 polegadas, o celular ainda traz processador Snapdragon quad-core S4 Pro de 1,7 GHz, 2 GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento e câmera traseira de 13 megapixels.

Sony

A Sony é outra companhia que pode mostrar novidades na Mobile World Congress 2013. Apesar de a empresa já ter chamado a atenção do mundo com o anúncio do PlayStation 4, sempre há espaço para ganhar um pouco mais de atenção da mídia.

Telona do suposto novo aparelho da Sony (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Se na CES 2013 eles trouxeram celulares à prova d’água, agora a Sony deve mostrar os seus investimentos em outra frente: os chamados phablets, gadgets com tela enorme e que misturam o conceito de smartphone e tablet. Não há nenhum pronunciamento oficial nesse sentido, mas alguns componentes vazados para a internet indicam que um aparelho desse tipo está sendo produzido pela empresa.

.....

Como pudemos ver, apesar de não haver lançamentos superelaborados, ainda assim a Mobile World Congress 2013 promete muitas novidades bacanas para o universo dos gadgets móveis. Ao que tudo indica, os quad-cores e smartphones com telas robustas e com mais de 5 polegadas devem ser as grandes vedetes do evento.

Os aparelhos com sistema operacional Android continuam invadindo o mercado – e o domínio do robozinho da Google também tem tudo para continuar. Vamos esperar pelas novidades da feira na semana que vem e, é claro, torcer para que boas surpresas apareçam lá em Barcelona. Não deixe de acompanhar tudo o que acontecer na MWC aqui no Tecmundo, pois nós estaremos de olho!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.