Pesquisadores descobrem como colocar filmes 3D em celulares

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores descobrem como colocar filmes 3D em celulares

Se nos cinemas e nas televisões filmes em 3D já são realidade, a próxima aposta da indústria parece ser a de transpor esse conteúdo para a tela dos celulares. Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Telecomunicações, em Berlim, encontraram uma maneira de executar vídeos de alta resolução nos celulares, sem perda significativa de qualidade.

A novidade será apresentada neste final de semana durante o Mobile World Congress, em Barcelona. A descoberta consiste em uma nova técnica de compressão que reduz o bitrate médio das imagens em até 40%.

Em geral as imagens são comprimidas no formato H.264/AVC. Já o conteúdo em 3D utiliza o formato MVC. Os dois formatos de compressão, quando combinados, podem reduzir em até 40% o tamanho do arquivo sem que haja diminuição da qualidade nas imagens.

Isso significa que é possível receber filmes em 3D com boa qualidade utilizando uma simples conexão 3G, por exemplo. A descoberta pode representar a abertura de um novo campo a ser explorado pelas empresas de telefonia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.