Metallica lançará demo remasterizada em fita cassete

2 min de leitura
Imagem de: Metallica lançará demo remasterizada em fita cassete

Seguindo a moda recentemente descoberta por outros nomes de peso do rock internacional, o Metallica também resolveu revirar o próprio baú poeirento a fim de encontrar relíquias capazes de gerar alguns tostões extras. Prova disso é o anúncio recente de que o registro intitulado “No Life ‘Til Leather” ganhará em breve uma versão remasterizada, com um detalhe extra: algumas cópias serão lançadas em fica cassete, tal e qual a versão desencavada pela banda.

Ou, sendo mais preciso, pelo baterista da banda, Lars Ulrich, que prometeu a honraria a 12 fãs selecionados da banda — os demais precisarão se contentar com a versão em vinil e CD, a ser lançada pouco depois. “12 pessoas poderão tocá-lo, mas todos os demais poderão ter o material em mãos e, bem, ter uma boa diversão com ele”, disse o músico em entrevista à revista Rolling Stone.

Uma lembrança de intensidade (e inocência)

Trata-se, ademais, da primeira vez em que uma demo antiga do Metallica é oficialmente lançada. “No Life ‘Til Leather” data de 1982, um ano antes do primeiro álbum de grande porte do quarteto, “Kill ‘Em All”. À época, a banda ainda trazia Dave Mustaine na guitarra solo (que posteriormente fundou o Megadeth) e também o baixista Ron McGovney — além dos fundadores por excelência, o guitarrista e vocalista James Hetfield e o baterista Lars Ulrich.

Embora o cassete inclua em grande parte versões mais “cruas” de músicas que se tornariam clássicos — como “Seek & Destroy”, “Jump in the Fire e “Metal Militia” —, há também a exclusiva “The Mechanix”, que jamais foi incluída em um álbum da banda. Nas gravações, há uma versão incrivelmente intensa e até mesmo inocente do grupo que amealharia milhões de dólares alguns anos depois.

Há, afinal, “a mesma inocência e, eu diria, a mesma ignorância limítrofe de quatro pirralhos que mal haviam saído da puberdade e que faziam o seu rock, tocavam as suas coisas”, conforme disse Ulrich à Rolling Stones. A arte, de fato, é uma recriação exata dos escritos à mão de Ulrich nas fitas originais — as quais o baterista despachou, à época, para dezenas de colecionadores de cassete mundo afora.

Novas demos?

O lançamento de “No Life ‘Til Leather” certamente não se deu por acaso. A demo foi lançada por meio do novo selo do Metallica, o Blackened Recordings. “É o nosso momento de lançar reedições e de entrar na dança dos nossos catálogos tal e qual todos tem feito — o U2, o Led Zeppelin, o Oasis etc.”

Ademais, para além desse primeiro lançamento, “dependendo de quão rápido nós consigamos despachar”, o grupo promete novas levas de relíquias para as prateleiras. “Ontem mesmo eu encontrei uma fita e a encaminheio para [o engenheiro] Greg Fidelman, e havia algumas coisas bem doidas no lado B, coisas que eu nem sabia que existiam”, disse Ulrich ao referido veículo. “Tudo está por vir”, ele garante. “Nós estamos fazendo o nosso melhor.”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.