Programa-padrão da indústria musical, Pro Tools terá versão gratuita

1 min de leitura
Imagem de: Programa-padrão da indústria musical, Pro Tools terá versão gratuita

Se o Photoshop é o principal programa de edição de imagens do mercado, no que diz respeito à produção de áudio digital esse lugar nobre pertence ao Pro Tools. Ambos são programas profissionais, com preços bem salgados, mas, assim como o aplicativo da Adobe tem uma versão básica e gratuita, o Pro Tools também vai seguir o mesmo caminho.

Claro que Pro Tools | First não terá todos os recursos de sua versão profissional, mas promete vir com tudo o que é preciso para gravar, editar e mixar as músicas. "Entrar na mais confiável estação de áudio da indústria nunca foi tão fácil", diz a fabricante Avid.

Mas o que o Pro Tools faz? Bom, em primeiro lugar, ele permite conectar microfones, teclados, guitarras e outros instrumentos musicais através de cabos ou uma interface de áudio USB. Na versão gratuita é possível gravar até 16 canais, sendo quatro ao mesmo tempo. Mesmo que não tenha nenhum instrumento, há o sintetizador interno para fazer um som.

O aplicativo opera através de plugins e 20 deles estão disponíveis no programa. São efeitos, processadores de som e utilitários que permitem otimizar o som e trazer atmosfera e textura para as mixagens. Se você quiser além do básico, terá que comprar novos plugins. Não foram informados seus preços, mas a Avid diz que serão "superacessíveis".

No First, os projetos ficam armazenados na nuvem. Apenas três trabalhos podem ser salvos na versão básica, mas também será possível comprar mais espaço. Quem estiver interessado no produto deve se cadastrar no site da companhia para ser avisado de sua disponibilidade. Vale lembrar que o Pro Tools profissional custa US$ 899 (R$ 2.320 na conversão direta).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.