Cymatics: assista aos efeitos sonoros nesse clipe musical de tirar o fôlego

1 min de leitura
Imagem de: Cymatics: assista aos efeitos sonoros nesse clipe musical de tirar o fôlego

Por mais que possam parecer assuntos diferentes, música e ciência podem ser parentes mais próximos do que se imaginava. Pelo menos, se levarmos em conta o incrível clipe de Cymatics, faixa do álbum Solar Echoes, do artista de música eletrônica Nigel Stanford. No vídeo, o músico exibe diversos experimentos científicos do campo da cimática – o estudo de padrões físicos gerados por ondas sonoras – casando perfeitamente com o ritmo da canção, em uma harmonia e produção altamente hipnotizantes.

O segredo para um casamento tão suave entre som e imagem tem uma resposta simples: todas as demonstrações científicas foram testadas e gravadas primeiramente, e os padrões, os sons e as frequências obtidas serviram de base para a composição da música. Isso, porém, não tira nem um pouco da graça da produção, que soma quase 1 milhão de visualizações no YouTube – fora as exibições no Vimeo.

Grande parte das experiências já devem ser conhecidas da maioria dos internautas, sendo bastante populares em canais de ciências e entretenimento internet afora. Ainda assim, a compilação feita por Nigel e pelo diretor do clipe, Shahir Daud, alcança um nível altíssimo, seja pela bela composição resultante da edição de vídeo final ou pelas maravilhas científicas que se observa em sequência, cada vez mais fantásticas.

Se quiser ter uma noção maior de como cada um dos efeitos foi reproduzido e ver detalhes extras do material, basta visitar o site oficial do músico para conferir um making of superdetalhado, mostrando a construção dos elementos no cenário e alguns takes muito interessantes. Se nada disso importar, o vídeo vale exclusivamente por assistir a um sujeito vestido com uma cota de malha de corpo inteiro pular no ar em frente a uma Bobina de Tesla – algo bastante empolgante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.