Como recuperar as músicas perdidas no seu iPod?

3 min de leitura
Imagem de: Como recuperar as músicas perdidas no seu iPod?

Desde seu lançamento, o iPod passou por várias versões diferentes. Atualmente, o iPhone faz as vezes de iPod, combinado com as utilidades de um smartphone. Mas, independente do modelo, o grande atrativo é a possibilidade de se carregar e ter consigo sempre a música que quiser.

A Apple sugere que o iPod funcione como uma versão portátil da sua biblioteca do iTunes e por isso oferece a opção de sincronizar ambos automaticamente. Porém, muita gente não faz isso e prefere simplesmente deixar todas as músicas no iPod ao invés de tê-las também no HD do computador. A final de contas, muitas vezes o iPod possui mais capacidade de armazenamento que um HD de computador.

A linha iPod classic tem capacidade para mais de 160GB de armazenamentoIsso pode ser muito bom, pois economiza espaço e evita você carregar arquivos que você já tem em outro lugar. Contudo, pode acontecer de dar algum problema com o iPod e ele precisar ser formatado e você perder todas as suas músicas. Isso pode não ser um problema para equipamentos com menor capacidade, como as versões Shuffle e Nano. Mas com a versão Classic, podendo chegar a mais de 120GB, perder todas essas músicas, filmes e o que mais houver, pode ser um problema.

Acontece que quando o iPod e, consequentemente o iTunes, não conseguem encontrar as músicas, não quer dizer que elas tenham sumido. A forma que esses dispositivos gerenciam os dados é que faz isso. Ao invés de ler música por música das milhares existentes dentro dele, ele lê um pequeno arquivo de banco de dados. Quando o iPod ou o iTunes não encontram as músicas, eles simplesmente não encontram o arquivo do Banco de Dados! Fique tranquilo, pois os arquivos ainda estão lá.

Como resolver o problema

O problema pode parecer mais grave do que ele é. Tudo o que precisa ser feito é montar novamente o arquivo de banco de dados. E a forma de se fazer isso é muito simples, porém trabalhosa.

O iPod organiza todas as músicas e arquivos colocados nele via iTunes em 50 pastas diferentes e renomeia todos com nomes aleatórios. Isso pode complicar um pouco o processo, mas não vai impedi-lo. Seguindo os passos a seguir, você vai recuperar seu banco de dados completo de antes do problema acontecer.

O iPod renomeia todos os arquivos de suas pastas.

          IMPORTANTE!         

Lembre-se de deixar seu iPod conectado durante todo o processo. Além disso, ele não pode estar configurado para sincronizar automaticamente.

Deixe seu iPod configurado para sincronização manual.

Siga os passos:

1. A primeira coisa a fazer é permitir acesso ao seu iPod pelo Explorer. Caso você ainda não tenha feito isso, veja este tutorial de como fazê-lo.

2. Depois é necessário permitir ao Explorer visualização de arquivos ocultos. Tanto o banco de dados quanto as músicas se encontram em pastas ocultas dentro do seu iPod. Para isso, no Explorer vá em Opções de Pasta, Configurações Avançadas e selecione “Permitir visualizar arquivos ocultos”.

Habilite temporariamente a opção de visualizar arquivos ocultos.

3. Agora você poderá acessar seu iPod e visualizar as pastas ocultas. Você deverá encontrar a pasta Volume:/iPod_name/iPod_Control/Music/, onde “Volume” é a letra atribuída ao aparelho e “iPod_name” o nome dado ao aparelho. Nessa pasta, você encontrará 50 pastas diferentes, nomeadas de F00 a F49. Todas as músicas são distribuídas e renomeadas aleatoriamente nessas pastas quando você as passa do seu PC para o iPod.

Encontre as pastas 50 pastas com os dados de seu iPod.


4. Abra seu iTunes. Como ele estará conectado e não encontrará o banco de dados, é capaz que você veja algum aviso para formatar seu iPod. Negue isso e use-o normalmente. Você verá que suas músicas são reconhecidas como dados no iTunes.

Visualização no iTunes de um iPod com banco de dados danificado.

5. Aqui começa a parte demorada do processo. Você deverá abrir cada uma das 50 pastas do seu iPod, selecionar o conteúdo de cada uma e arrastá-las diretamente para o ícone do iPod no seu iTunes. Dependendo da quantidade de arquivos, o iTunes pode demorar para reconhecer seu comando e pode demorar bastante até remontar todo o banco de dados.

Arraste o conteúdo das pastas F## direto para o iPod no iTunes.


Como esse processo é lento e o iPod é feito de partes delicadas, aconselha-se que você dê uma pausa depois de passar umas 20 pastas. Isso evita um superaquecimento do aparelho.

6. Depois de passar o conteúdo de todas as 50 pastas, o banco de dados estará refeito. Para proteger seu conteúdo, remova a opção de visualizar arquivos e pastas ocultas do Explorer.

Depois de pronto, você verá novamente suas músicas no iPod.

Seguindo essas dicas, você diminui as chances de problemas futuros com seu iPod.Precauções para o Futuro

Depois de passar por esse problema, imagina-se que uma pessoa não vai querer passar por isso novamente. Então tome os seguintes cuidados:

  • Não abra o seu iTunes quando estiver mexendo no iPod com outro programa. O iTunes pode entrar em conflito e danificar o banco de dados.
  • Sempre ejetar o iPod ou desligar o computador antes de desconectá-lo.
  • Não abra ou brinque com os arquivos ocultos do iPod com o iTunes aberto. Isso pode danificar o banco de dados.

Essas dicas ajudaram? Conseguiu recuperar suas músicas perdidas? Deixe aqui seu comentário e ajude outros usuários com sua experiência!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.