Dicas para Mac: Quick Look, tudo o que você precisa saber

4 min de leitura
Imagem de: Dicas para Mac: Quick Look, tudo o que você precisa saber

QuickLook, duas simples palavras que traduzem uma das mais importantes ferramentas do Mac OS X Leopard: a visualização de arquivos sem precisar de nada além do próprio sistema operacional. Então quer dizer que não é necessário abrir o iTunes para ouvir uma música ou o TextEdit para visualizar um arquivo de texto? Isso mesmo.



Basicamente, a ferramenta QuickLook resume-se a um pré-visualizador de arquivos. Com ela, você só precisa selecionar uma imagem, vídeo, planilha, texto ou qualquer tipo de documento que você desejar e pressionar a tecla “Espaço”. Pronto! Instantaneamente, o arquivo selecionado é aberto sem a necessidade de outro programa.

Onde está?

Antes de tudo, o QuickLook é uma ferramenta do Mac OS X Leopard, portanto, não pense que irá encontrar esta facilidade em versões anteriores do sistema operacional da Apple! 

Há várias maneiras de acessar o QuickLook, embora a mais conhecida e utilizada seja a barra de espaço.

Nos próprios menus contextuais há sempre a opção para abrir o documento desejado com o auxílio do QuickLook. Clique com o botão direito em uma imagem qualquer e ,no menu, você deve encontrar a opção ”Visualização Rápida ARQUIVO”.

Há várias maneiras de ativar o Quick Look.

No próprio Finder, o QuickLook ganha um ícone em posição privilegiada. Basta selecionar os arquivos e pressionar o ícone do olho para que o QuickLook entre em ação. Uma quarta maneira de uso é acessando o menu “Arquivo” -> “Visualização Rápida” e, a última opção é utilizando o atalho “Command + Y”.


Tipos de arquivo


Imagem



Visualizar imagens:  Este é provavelmente o uso mais comum do QuickLook. Você tem uma pasta de fotos que acabou de receber por email e precisa encontrar determinada fotografia rapidamente. Em vez de abrir o próprio Apple Preview ou inseri-las no iPhoto, é muito mais simples utilizar o QuickLook. 

A ferramenta oferece duas funções quando o objeto visualizado é uma imagem. O primeiro botão permite visualizar o arquivo em tela cheia, enquanto o segundo adiciona a fotografia à biblioteca do iPhoto.

JPG, GIF e muito mais.

Documento


No seu Finder você tem um documento DOC ou uma planilha XLSX e quer saber sobre o que se trata. Em vez de abrir um aplicativo específico, é só apertar a barra de espaço e seu problema está resolvido! Além de arquivos de texto e planilhas, o QuickLook também suporta arquivos PDF, mostrando para você todas as páginas que o compõe.

PDF, planilhas e arquivos de texto em geral.


Música e vídeo

Já pensou ter de abrir o QuickTime ou o seu player de vídeo favorito só para descobrir o que tem dentro do arquivo BLABLABLA.mp4? Novamente, a barra de espaço entra em ação, revelando a você o conteúdo de arquivos de vídeos e música.



A grande vantagem é que a  pré-visualização é integral: você pode assistir a um vídeo inteiro sem precisar do apoio de outro aplicativo. O suporte a arquivos de mídia por parte do QuickLook é bastante extenso, trazendo controle de linha do tempo, volume e a opção de tela cheia.

Vídeo em vários formatos.

Múltiplos arquivos



O QuickLook não é o tipo de ferramenta que se prende a apenas um arquivo por vez. Com ele, é possível assistir a slideshows de imagens e visualizar documentos e arquivos de diferentes formatos ao mesmo tempo. 

Na janela do QuickLook, o primeiro arquivo mostrado é o primeiro escolhido. Na parte inferiror, botões permitem navegar por entre os arquivos selecionados e, para facilitar a sua vida, há um index que mostra miniaturas de todos os arquivos no melhor estilo Exposé!

Vários arquivos ao mesmo tempo.

Algumas das possibilidades...

Sabe quando você manda dezenas de arquivos para a lixeira e, por engano, deletou aquilo que não devia? O QuickLook faz a pré-visualização até mesmo dos arquivos que estão na lixeira do Mac, tornando mais fácil a identificação dos arquivos sem que seja necessário restaurá-los.

Use e abuse desta ferramenta!

E quando um amigo lhe envia uma mensagem de email repleta de anexos e você só quer determinado documento? O Apple Mail também suporta o QuickLook, portanto, em vez de baixar todos os anexos antes de escolher, você pode fazer a pré-visualização e fazer o download apenas daquilo que vale a pena. O QuickLook funciona ainda nas buscas realizadas pelo mecanismo interno de buscas, o Spotlight e nos arquivos armazenados na Time Machine.


Plugins

O QuickLook é bastante poderoso e torna a sua vida mais simples na hora de  visualizar e buscar arquivos. Mas o que você não sabia é, que além de poderoso, ele é flexível. O QuickLook pode não suportar todos os tipos de documento que você geralmente utiliza e, se for o caso, existem diversos plugins que aumentam sua área de atuação.

O QL Plugins é um dos mais famosos websites para o download de plugins que turbinam o seu QuickLook. Para você entender a diversidade dos plugins oferecidos, há plugins que permitem visualizar desde pincéis do Adobe Photoshop até iContainers do CandyBar.

Agora que você já sabe o que é o QuickLook e quais são as vantagens de utilizá-lo, vale a pena se lembrar da Barra de Espaço, não é mesmo?

Tem alguma outra dica para a utilização do QuickLook? Algo a declarar? Comente agora mesmo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.