Audacity: como usar o compressor

2 min de leitura
Imagem de: Audacity: como usar o compressor

Continuando a série de artigos tutoriais sobre o editor de áudio Audacity, agora você vai aprender a trabalhar melhor com o volume de seus arquivos de áudio. Mas não é simplesmente aumentar ou diminuir esse volume. O Audacity tem uma ferramenta, chamada Compressor, que é capaz de reduzir o volume de sons mais altos sem alterar os sons mais baixos. Desta maneira, o que é alterado no arquivo é a extensão dinâmica do áudio, e não somente o volume.

O principal objetivo de reduzir esta extensão é amplificar sons sem distorcê-los, o que é comum ao aumentar o volume. Com o Compressor, é possível, por exemplo, destacar uma voz ou música em meio a um fundo barulhento. Ou então reforçar uma voz gravada muito distante, fazendo com que ela pareça gravada de perto.

Com um arquivo de áudio aberto, acesse o menu “Efeitos” e a ferramenta “Compressor”.

Acessando o Compressor, do Audacity.

Você verá uma tela com um gráfico na parte superior e quatro niveladores embaixo.

O gráfico e os niveladores para os ajustes necessários.

Entenda o que cada um desses niveladores faz

Limiar: sons abaixo deste limite não serão alterados. Sons acima desse limite terão o áudio reduzido pelo compressor. Ele ajusta a linha vertical do gráfico acima.

Ratio: quando o áudio passa o limiar definido, o Audacity aplica essa taxa de compressão. Quanto maior esta razão, maior é a redução do áudio das partes altas. No gráfico, esta razão determina a parte de cima da linha amarela, após a curva.

Attack time: quanto tempo deve levar para que o Compressor reduza o volume após ele passar o limiar definido. Se a variação de volume for pequena, você pode definir um valor longo aqui. Já valores curtos vão compensar mudanças bruscas de volume, mas serão muito mais evidentes para quem estiver ouvindo.

Decay time: quanto tempo deve levar para que o compressor aumente o volume para o nível normal após ele voltar do limiar definido. Um valor alto aqui pode fazer com que sons baixos não sejam percebidos, mas também pode evitar que o volume fique muito alto em pausas de um discurso, por exemplo.

Exemplo prático

Imagine que você está editando um discurso. Em um determinado momento, o orador termina uma frase e os aplausos ecoam imediatamente. Considerando que os aplausos têm um volume mais alto que o discurso, o “Attack time” deve ter um valor baixo, pois o volume dos aplausos é mais alto que o limiar e não há pausa entre eles e o discurso. Já o “Decay time” pode ter um valor maior que o “Attack time”, pois os aplausos tendem a diminuir pouco a pouco, e não bruscamente.

Além dos niveladores, há a opção para normalização e teste.

Além desses quatro niveladores, há também a opção “Normalizar para 0dB após a compressão”. Esta opção, quando marcada, aumenta o volume geral do arquivo sem distorcê-lo depois que a compressão é aplicada.

Antes de aplicar o efeito, clique em "Testar" para ver como o áudio fica com os efeitos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.