O que é MP3?

  • Visualizações21.548 visualizações
Por Elaine Martins em 29 de Agosto de 2008

Você já deve ter ouvido falar que MP3 é a revolução musical da Internet. Mas alguém já explicou do que se trata exatamente? A sigla MP3 vem de MPEG Audio Layer-3, um formato de arquivo que permite ouvir músicas no computador com ótima qualidade. Assim como os antigos LP, K7 e o nem tão antigo CD, o MP3 vem se destacando como o principal formato de arquivos musicais e áudio em geral.

Como surgiu

Em 1987 o Institut Integrierte Schaltungen (ISS), na Alemanha, começou a trabalhar em uma codificação perceptual (um método que consiste em somente utilizar as freqüências sonoras que são captadas pelo ouvido humano) para Transmissão Digital de Áudio (Digital Audio Broadcasting). O resultado do trabalho foi um algoritmo de compressão de áudio sem perda de qualidade, o MPEG Audio Layer-3, que ficou mundialmente conhecido como MP3.

A grosso modo, pode-se dizer que o MP3 corta as partes inúteis da música, deixando apenas as frquências perceptíveis pelo ouvido humana. Isto permitiu que os arquivos ficassem menores, pois não há “excesso de informações”, apenas o que realmente interessa.

O Napster

Emblema do NapsterNapster foi o primeiro programa de compartilhamento em massa de arquivos MP3 através da tecnologia ponto-a-ponto (peer-to-peer) e o principal responsável por hoje existir diversos programas do gênero.

Criado em 1999 por Shawn Fanning, o programa tinha como principal objetivo facilitar o compartilhamento de músicas MP3 na Internet, o que na época não era tarefa fácil, pois demandava muitas ferramentas e principalmente de paciência. No início de 2000, o programa começou a ganhar popularidade e Napster se tornou uma empresa, com o número de usuários quadruplicando a cada semana.

Em meados de 2001, a empresa não resistiu a diversas ações legais movidas por gravadoras e bandas como Metallica, que acusavam a companhia de violar os direitos autorais, e desligou seus servidores. Napster abriu as portas para outros softwares de compartilhamento que existem até hoje e revolucionou o conceito de música na Internet.

Símbolo dos principais playersProgramas

Existem diversos programas para reproduzir, gravar ou montar álbuns de MP3. Um dos principais softwares é o Windows Media Player, o player padrão da Micrsoft que traz diversas ferramentas e opções de exibição. Em seguida vem o Real Player, compatível com diversos formatos e logo atrás o popular Winamp. Na seção players de MP3 do Baixaki você encontra as mais variadas opções de programas para reproduzir suas músicas. Aproveite e escolha o seu.

($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)7597,40195,4521($/CODInsereProgs$)



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!