Mito ou verdade: ligar o som no máximo estraga a caixa de som?

Todo mundo gosta de contar com um bom volume, mas ninguém quer ter o seu equipamento danificado, será mesmo verdade?

Todo mundo sabe que uma música se torna mais envolvente, o filme mais emocionante e os jogos mais divertidos quanto maior for o volume. Ouvir é um dos 5 sentidos humanos, e tudo que pode ser sentido se torna mais intenso de acordo com a força do sinal. Mas será que tanto volume saindo de suas caixas de som pode acabar comprometendo seus alto-falantes? O Baixaki desvendou mais este mito para você.

Como Funcionam as Caixas?

Uma caixa de som converte sinais elétricos em frequências sonoras, ou seja, transforma o sinal de saída de um aparelho em sons. Os alto-falantes são compostos basicamente por um diafragma, seu corpo principal, e por um eletroímã que vibra de acordo com os impulsos elétricos recebidos. A intensidade máxima (volume) que um alto-falante é capaz de reproduzir é determinada pelas suas dimensões físicas e pela elasticidade do diafragma.

Estraga ou não estraga?

 

Aumentar demais o volume estraga SIM as caixas de som.

Logo...

Aplicar uma intensidade de sinal superior a que o alto-falante é capaz de reproduzir certamente poderá danificá-lo. O caso mais comum é a ruptura do material que constitui o diafragma, mas também pode acontecer dos componentes eletrônicos queimarem. Conclusão: é verdade que ligar o volume no máximo estraga as caixas de som, no entanto, é difícil determinar com precisão um volume seguro.



Dicas para o volume não acabar com o seu som!

Qualidade de potênciaCaixas potentes suportam volumes mais elevados.

Enquanto reproduzir sons graves é extremamente difícil para uma pequena caixa, um subwoofer de qualidade tira isto de letra. Caixas compostas por mais de um alto-falante são capazes de dedicar uma faixa diferente de frequências para cada um e garantir mais qualidade em seu som. Existem ainda aparelhos dotados de um controle de sinal, estes previnem automaticamente que a potência exceda o limite do aparelho.

Quando o assunto é impor limites a um reprodutor de som, cada aparelho exige um tratamento diferenciado. O usuário precisa levar em conta a qualidade das caixas de som de seu computador antes de aplicar fórmulas ou impor limites desnecessários.

Segure o Volume

Controle o volume do sistema também.Além de manter a integridade do seu aparelho, limitar a potência contribui para a qualidade do som. Cada amplificador sonoro possui uma faixa ideal de potência, entenda por amplificador tudo que possui uma tomada e um botão de volume, acima desta o sinal perde fidelidade. Geralmente este limite gira em torno de 2/3 do volume total, mas é claro que isto varia de acordo com o aparelho.

Não é difícil reconhecer que suas caixas de som possuem um amplificador interno, logo, procure utilizar no máximo 2/3 do seu volume total para não distorcer o som. O que muita gente se esquece é que sua placa de som e seu sistema operacional também atuam como um amplificador. Portanto, limitar o volume máximo do seu sistema operacional também previne a integridade das caixinhas de som. Lembre-se, não é preciso limitar o volume do seu reprodutor, apenas o volume geral do sistema e das caixas de som.



Equalização

O som é formado por ondas mecânicas provocadas pelo deslocamento do ar, e como baixas frequências exigem um deslocamento maior, reproduzir sons graves é muito mais trabalhoso do que sons agudos. Logo, dependendo da equalização que o usuário utiliza, suas caixas podem estar sendo comprometidas mesmo a volumes moderados.

Para aumentar o volume do som sem peso na consciência, o usuário precisa optar por uma equalização que não exija muito de suas caixas de som. Acesse as opções de equalização do seu player favorito e selecione uma equalização coerente ao volume do seu computador.

O exemplo acima valoriza as frequências médias, desta maneira a qualidade do som e o volume máximo estarão moderados.

Já neste caso as frequências baixas foram suprimidas e as altas receberam um incremento, embora a qualidade do som não seja grande, esta equalização permite ao usuário elevar bastante o som sem danificar suas caixas.Preste atenção nas suas caixas!

Afine seus ouvidos


Claro que todas as dicas acima são válidas, mas se tratam apenas de métodos de prevenção, o melhor que o usuário pode fazer é ouvir sempre com atenção. Perceba que a partir de um determinado volume, o som começa a perder nitidez e se distorce à medida que o sinal aumenta. A distorção é o primeiro sinal de que a caixa não está dando conta de reproduzir o sinal que recebe.

Na verdade não existe qualquer limite seguro ou fórmula mágica para suas caixas de som, cada música, filme ou game produz sons diferentes com tolerâncias únicas de volume. Reforce sua atenção ao que suas caixas estão reproduzindo e reduza o volume sempre que perceber a menor distorção do som. A intensidade pode ser menor, mas você ganha em qualidade e não precisa se preocupar em comprar novas caixas.


Comentários (34)


  • Rafínha Rafínha
    em 16/1/2012 às 22:53h 0

    já perdi dois pares de caixas de som assim ): kkkkkkkkkkk mas continuo temando em ouvir musica muito alto, é o melhor ;p

  • Denner Santana Denner Santana
    em 7/12/2011 às 15:21h 0

    eu costumo ligar meu minisystem no pc, e quando não tem ninguém em casa, eu deixo ele no máximo, ele tem 420W rms, tem subwoofers nas caixas, é antigo, da marca aiwa. Nunca deu problema, apesar dessa marca não ter uma boa fama.

  • lucas aires lucas aires
    em 5/12/2011 às 22:59h 0

    eu sempre deixei o volume das minhas caixinhas do pc baixas com potencia média.. ela é aquela simples de 3 rms, da multilaser, eu tenho faz 3 anos e nunca ficou ruim.. obrigado pela dica, agora eu vou diminuir mais a potencia para o tempo delas durarem mais.. mt show! =D

  • marcosmetin2 marcosmetin2
    em 17/8/2011 às 13:40h 0

    Quando eu quero amplificar meu som eu ligo o alto falante(GRANDE) nas caixinhas(pequenas) do meu PC e ligo as caixinhas na placa de som, depois eu aumento o volume das caixinhas gradativamente com o volume do som. Num sei se deu pra entender, só quis dizer que ligo meu som no computador usando as caixinhas do pc. Eu sei que se amplificar muito estraga o diafragma e tals, mas é muito maneiro escutar umas musicas ou jogar um FPS em volume mais que o normal ^^ Fica a Dica

  • Pitfall 2600 Pitfall 2600
    em 18/5/2011 às 19:17h 0

    Isso é uma assunto muito complexo, quando o compramos um som que já vem com as caixas de fabricas, eles são projetados para funcionar a 100%. O problema é que quando o sinal de entrada dos 0db pode queimar sim! O segredo é: sentiu que o som tá distorcendo, abaixe um pouco.... O seu aparelho e ouvidos agradecem!

  • MARCOS MARCOS
    em 1/1/2011 às 21:19h 0

    Os 2/3 é por causa do trasitor (der uma olhada em eletronica, quase todo amplificador tem),e quase 66% do volume total.
    A historia e que a placa de som amplifica e os alto falantes são amplificados(quase todos,e os fones nao sao amplificados), ou seja 66% de 66%= 54% aproximada mete(e que voce confura no volume principal ou no som wave nesse ultimo caso nao se esqueca de diminuir tambem sint sw,mic).
    Mais vai depender muitto do equalizador, da propria musica , efim de tudo.
    Se voce quiser o volume normalizado,que nao passer do limite tem varios plugins no pc(ai voce nao presicar diminuir nada) ex: xmplay, media player clasic etc......
    Mais e sempre ouvir som abaixo dos 84 decibeis para nao prejudicar a audicão, e volume acima do normal queima mesmo os alto falantes e/ou aplicifador (influienciado pela gradeza chamada de corrente eletrica).
    Fazendo uma comparacao bruta, e como fazer overclock =dimuir o tempo de vida do equipamento (por causa da alta temperatura que derete isolacao e componetes internos)..................tanto dos alto falantes tanto do seu aplificador.

  • valdecir dos santos valdecir dos santos
    em 13/11/2010 às 07:17h 0

    muito legal...interessante

  • Alexandre Skywalker Alexandre Skywalker
    em 3/10/2010 às 10:35h 0

    È verdade,eu tinha uma caixa de som que era muito boa e barata.
    O problema é que eu coloquei um volume muito alto que ela estorou.
    Ficou com um som muito ruim,abfado e que quase não se escutava nada.

  • Shangraf Shangraf
    em 17/9/2010 às 04:45h 0

    Bom sao alguns players para unix.
    Ja vi varios que podem colocar o som em ate 200%, 140%, imagine so, se 100% ja eh um risco, imagine utilizar 200%!!
    Alem do som distorcido, ainda tem a possibilidade de dar adeus ao som.

  • luis Diogo luis Diogo
    em 25/5/2010 às 13:26h 0

    muito obrigado, baixaki

Shopping Baixaki

Assuntos Relacionados