Converta música e vídeo para seu tocador de mídia sem complicação

5 min de leitura
Imagem de: Converta música e vídeo para seu tocador de mídia sem complicação

É cada vez maior o número de pessoas que adquirem um tocador de mídia, seja iPod, MP3 player ou mesmo celular que suporte formatos multimídia. E não estamos falando apenas de áudio. Os formatos de vídeo estão se popularizando cada vez mais entre os aparelhos portáteis.

A grande variedade de formatos traz algumas complicações, dentre as quais a mais comum é a incompatibilidade. Com o surgimento de novas tecnologias apareceram também novas extensões de arquivos. Esses novos formatos, por sua vez, exigiram a criação de codecs e conversores para que os programas e aparelhos pudessem executá-los. Para tentar amenizar esse problema surgiram os conversores de áudio e vídeo.

Nem todos os programas trabalham da mesma maneira, mas a fórmula principal é a igual para todos. Pensando nisso, o Baixaki resolveu fazer um passo-a-passo mais “genérico”, que possa ser seguido para converter qualquer formato.

Primeiro passo: obtendo os arquivos

Ripando arquivos

Ripar arquivos! Você já ouviu essa expressão?! Entre os usuários de computador, copiar o conteúdo de um CD ou de um DVD é chamado de ripagem. O termo provém da palavra em rip em inglês, que significa dividir em partes.

Os ripadores são programas que fazem o processo de cópia (ou ripagem) dos discos para o computador. Para aprender como executar esse passo sem erro, acesse o artigo "As melhores opções para ripar seus CDs e DVDs". Nele o autor mostra passo-a-passo como copiar CDs e DVDs.

Caso você já saiba como fazer, pode seguir direto para o download do aplicativo. No Baixaki você encontra diversas opções de ferramentas como o CDex e o Encoder, para ripar CDs, e os conhecidos Free DVD MP3 Ripper e DVD Audio Extractor, que extraem o áudio dos DVDs. Há ainda centenas de outras opções, é só acessar a categoria de ripadores de áudio. Não deixe de conferir.

Fazendo download

YouTube

Para você baixar!Outra maneira de ouvir música e assistir a vídeos é por meio do famoso YouTube. Além de acessar os dados multimídia no portal, você pode interagir com eles, colocando balões, legendas e inventando moda. No artigo "YouTube: Comentários e balões podem ser feitos diretamente nos vídeos" você aprende direitinho como fazer.

Para assistir aos vídeos sempre que quiser, você pode fazer o download deles usando uma das diversas ferramentas para "baixar e converter vídeos do YouTube". Dentre elas estão programas como aTube Catcher, VDownloader e o ABCC Free Youtube FLV Video Download&Converter.

Compartilhadores e torrent

Outra maneira de baixar vídeos e arquivos de áudio é através de torrents e comparilhadores de arquivos.

Você sabe "O que é Torrent?" A onda de baixar arquivos por meio de torrents fizeram crescer significativamente o número de programas para essa finalidade. O Baixaki disponibiliza os "Melhores programas de download por torrent" para você se divertir.

Os "compartilhadores de arquivos" como Limewire e o famoso eMule também são ótimas opções para encontrar arquivos de vídeo e áudio. Uma tendência que ainda revolucionará os padrões de venda de músicas, vídeos e diversos tipos de arquivos.

Segundo passo: conversão e codecs

Convertendo

Depois de ripar ou fazer download dos arquivos, talvez seja preciso convertê-los para que os aparelhos consigam reproduzi-los sem problemas. Existem diversos aplicativos para este propósito. Os conversores mais populares são o MediaCoder e Any Video Converter, para vídeos.

Para converter arquivos de áudio, os mais requisitados são o MediaCoder, o River Past e o Free WMA to MP3 Converter, dos quais o primeiro é o que concentra mais opções e ferramentas.

Para aprender mais sobre o assunto de conversão você pode acessar o artigo "Seleção de programas conversores de mídia", o qual dá uma verdadeira aula sobre o assunto, além de citar diversos aplicativos do gênero.

A maioria das dúvidas sobre como instalar ou como usar os aplicativos podem ser esclarecidas com os diversos artigos sobre o assunto disponíveis no Baixaki. Clicando aqui você tem acesso à maioria deles.

Codecs

Há outra maneira de executar os arquivos multimídia quando se trata do computador. Basta instalar o codec apropriado. Mas, "o que são Codecs?" Os tão comentados codecs são programas que codificam e decodificam arquivos de mídia.

Logos dos principais programas

Você já deve ter se perguntado “por que aquele filme em DVD não roda no meu computador?”. A resposta é simples: é provável que esteja faltando algum codec em seu computador.

No artigo "Os melhores pacotes de codecs" você encontra os pacotes mais usados da categoria e que permitem aos usuários reproduzir a maioria dos formatos de mídia com um único programa. Nele você irá encontrar aplicativos como o K-Lite Codec Pack Full, Ace Mega Codecs Pack e o XP Codec Pack.

Terceiro Passo: transferindo para o aparelho

Finalmente, depois de baixar/ripar o arquivo e converter, é hora de transferir os vídeos e músicas para seu aparelho. Como você já deve ter imaginado, um tocador é diferente do outro, por isso as maneiras de transferir os arquivos também é bem distinta.

Confira abaixo algumas tecnologias e como funciona a transferência de dados padrão em cada uma delas.

iPod e iPhone

Os arquivos multimídia podem ser transferidos para o seu iPod através do iTunes, programa padrão da Apple. Por um bom tempo, essa era a única maneira de realizar esta tarefa, mas com o passar do tempo, diversos "programas para transferir músicas do iPod para o PC", e vice-versa, surgiram. Entre eles destacam-se o SharePod e o iDump.

iPod Nano

MP3 player e alguns MP4

Os MP3 players são os aparelhos que mais facilitam a vida dos usuários na hora de transferir arquivos. Para a grande maioria deles, assim como alguns MP4 players, basta plugar o aparelho no computador e copiar e colar os arquivos como se fosse um pendrive.

Celulares

CelularNo caso dos celulares é um pouco mais complicado, pois cada marca e modelo trabalha de uma maneira com a transferência de arquivos. Há aqueles que permitem apenas copiar e colar os arquivos, como os MP3 players. Por outro lado, há aqueles que exigem a instalação de um software para que a transferência ocorra.

Existem ainda aqueles que aceitam o envio de músicas e vídeos por meio das tecnologias bluetooth ou mesmo wi-fi, quando o aparelho dispõem de uma delas, ou ambas. Os cabos de transferência de dado são bem específicos de cada modelo de celular, por isso fique atento quando for comprar o seu.

Para entender melhor

A quantidade de formatos e extensões de áudio e vídeo é tão grande que acabamos nos perdendo em meio a eles. RMVB, AVI, DivX, Mp3, MP4, MP5... não tem como decorar todos. O Baixaki sempre procura abordar e explicar as extensões de arquivos de forma a manter o usuário informado. Veja abaixo a lista de artigos que você pode ler para entender um pouco mais sobre as extensões.

As principais extensões de arquivos!

Tira-Dúvidas: saiba tudo sobre o formato de vídeo RMVB

O que é DivX?

O que é MP3?

O que é mp3HD?

Evolução das siglas: do MP3 ao MP9

O que é ISO?

O que é DVI?

Tira-dúvidas: qual a diferença entre DivX e XviD?

Concluindo

O segredo para converter arquivos de áudio e vídeo está em seguir os passos corretamente. Claro que cada formato tem suas peculiaridades, mas a fórmula geral é esta descrita acima. O primeiro passo é obter o arquivo, o segundo converter (caso seja necessário) e por último enviar para o aparelho.

As dicas multimídia vão ficando por aqui. Sua participação é muito importante! Não deixe de compartilhar sua experiência com conversão é ripagem de arquivos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.