O que é Touch Screen?

As telas que estão revolucionando os dispositivos fazem cada vez mais parte de nossas vidas.
  • Visualizações139.595 visualizações
Por Roberto Hammerschmidt em 20 de Agosto de 2008

O que é Touch Screen?Tecnologia touchscreen já está bem presente em nossas vidas. (Fonte da imagem: Nosso Vício)

A tela sensível ao toque é um display eletrônico visual que pode detectar a presença e localização de um toque dentro da área de exibição, por meio de pressão. O termo refere-se geralmente ao toque no visor do dispositivo com o dedo ou a mão, que também podem reconhecer objetos, como uma caneta.

Telas sensíveis ao toque estão se tornando cada vez mais comuns à medida que seus preços caem. Hoje já é comum encontrarmos essa tecnologia em telefones celulares, tablets, caixas eletrônicos, videogames, entre outros.

As telas sensíveis ao toque dispensam o uso de periféricos, como mouses e teclados Mas como elas sabem que estão sendo tocadas? Para descobrir isso, vamos conhecer os três tipos de sistemas básicos que permitem que essas telas consigam reconhecer o toque.

Sistema Resistivo

O que é Touch Screen? (Fonte da imagem: Mundo dos Tablets)

O sistema resistivo é formado por um painel de vidro normal, recoberto por uma camada metálica condutora e uma resistiva. Estas duas camadas são mantidas afastadas por espaçadores e uma camada resistente a riscos é colocada por cima de todo o conjunto.

Uma corrente elétrica passa através das duas camadas enquanto o monitor está sendo usado. Quando uma pessoa toca na tela, as duas camadas fazem contato exatamente naquele ponto. A mudança no campo elétrico é percebida e as coordenadas do ponto de contato são calculadas pelo computador.

Logo que as coordenadas são conhecidas, um driver especial traduz o toque em algo que o sistema operacional possa entender, parecido com o que faz o drive do mouse do computador traduzir os movimentos do mouse em uma operação de clicar ou arrastar.

Sistema Capacitivo

Já no sistema capacitivo, uma camada que armazena a carga elétrica é colocada no painel de vidro do monitor. Quando alguém clica no monitor com seu dedo, parte da carga é transferida para essa pessoa, de modo que a carga na camada capacitiva diminui. Esta diminuição é medida nos circuitos localizados em cada canto do monitor.

Considerando as diferenças relativas de carga em cada canto, o computador calcula exatamente onde ocorreu o toque e então envia esta informação para o software do driver da tela sensível.

Uma vantagem que o sistema capacitivo apresente sobre o resistivo é que ele transmite quase 90% da luz do monitor, enquanto o sistema resistivo transmite apenas 75%. Isso dá ao sistema capacitivo uma imagem muito mais clara do que o sistema resistivo.

Sistema de onda acústica superficial

Um dos menos conhecidos é o sistema de onde acústica superficial. Dois transdutores (um receptor e um emissor) são posicionados ao longo dos eixos x e y da placa de vidro do monitor. Refletores também são instalados sobre o vidro, e enviam de volta um sinal elétrico originado de um transdutor para o outro. O transdutor receptor é capaz de informar se a onda foi perturbada por um evento de toque em qualquer instante e localizá-lo.

A configuração por onde acústica não possui camadas metálicas sobre telam permitindo a passagem de 100% da luz e uma claridade perfeita da imagem.

Diferenças

Como vimos, o sistema de onda acústica superficial é ideal para exibição de gráficos detalhados, devido a passagem total de luz. Os sistemas resistivo e capacitivo acabam bloqueando um pouco de luz.

Outra área que os sistemas diferem é quanto aos estímulos que serão registrados como um evento de toque. O sistema resistivo registra um toque enquanto as duas camadas estiverem em contato, o que significa que não haverá diferença se você tocar com o seu dedo ou com uma borracha. Por outro lado, um sistema capacitivo precisa de uma entrada condutora, que geralmente é seu dedo, para registrar o toque. Já o sistema de onda acústica superficial funciona de forma parecida com o resistivo, permitindo o toque com quase qualquer objeto, exceto os muito duros e pequenos, como a ponta de uma caneta.

Quanto ao preço, o sistema resistivo é o mais barato, pois sua claridade é a menor dos três sistemas e sua camada pode ser danificada por objetos afiados. O sistema de onda acústica geralmente é o mais caro de todos.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!