9 maneiras infalíveis para criar inimigos em redes sociais

7 min de leitura
Imagem de: 9 maneiras infalíveis para criar inimigos em redes sociais

Brasileiro é apaixonado por redes sociais. Desde que foi lançado, por exemplo, o Orkut logo se tornou uma verdadeira central de brasileiros e hoje eles correspondem a mais da metade dos usuários do cadastrados no site. O mesmo está acontecendo no Twitter, onde parcela significativa dos utilizadores também é composta por brasileiros.

Ter milhões de seguidores ou amigos é um privilégio de poucos. No entanto, se você não quer perder os seguidores que tem, é melhor começar a prestar atenção ao seu comportamento nas redes sociais. Será que você tem sido uma pessoa agradável?

Listamos alguns dos comportamentos mais comuns capazes de fazer com que você se torne uma pessoa extremamente chata, mesmo para aqueles que são seus amigos de verdade. Que tal garantir alguns seguidores a mais ou membros em sua comunidade?

Atualize o FourSquare a cada esquina

Lugares inusitados em tempo real!

Você pode até achar divertido dizer ao mundo exatamente em que lugar você está e, quem sabe, se tornar o prefeito do ambiente em questão. Mas você já se imaginou na pele daquele seu amigo que segue você porque gosta do que você escreve?

Certamente ele não o segue para saber onde você está. Aliás, é bem provável que ninguém faça isso. Então, por que insistir com atualizações do FourSquare integradas com o Twitter a cada esquina que você passa?

Acredite, seu amigos vão preferir ler uma mensagem escrita por você mesmo, informando onde você está, a conferir atualizações robotizadas e sem muito sentido. Afinal, rede social é interação entre usuários. Ou você prefere seguir robôs?

Envie correntes por meio das mensagens do Orkut

Repasse para ganhar amigos

“Se você realmente gosta dos seus amigos, deseje a eles um ótimo final de semana agora ou algo muito triste vai acontecer”. Você já deve ter recebido scraps como esse no Orkut. E, se deu continuidade à corrente, você agiu de maneira tão irritante quanto quem enviou para você.

As correntes via email têm o propósito de transformar o autor do envio em um portador de dezenas de endereços eletrônicos de usuários desavisados. Basta reencaminhar para a sua lista de contatos para que, quem lançou a ideia, receba de presente um centenas de novos emails para enviar spams.

Já no Orkut a finalidade pode ser a de divulgar um serviço ou mesmo fazer com que uma grande parcela de usuários clique em um determinado link, que pode até direcionar você para um vírus. Você repassa correntes? Desculpe, mas você é muito chato.

Convide seus amigos para jogarem todos os jogos que você testar

FarmVille é legal quando você joga! Você!

Esse problema aflige boa parte dos usuários do Orkut e Facebook. Uma das adições mais divertidas das redes sociais foi a inclusão de uma série de jogos de sucesso como Colheita Feliz, FarmVille e Segredos do Mar.

No entanto, alguns aplicativos utilizam como forma de bonificar o jogador a necessidade de compartilhar atualizações na timeline. O resultado é uma série de mensagens irrelevantes para quem não joga e convites duplicados para participar do jogo em questão.

Sinceramente: ninguém quer saber quantas moedas verdes você ganhou ou deixou de ganhar ou se você subiu um nível com seu desempenho. Quem estiver interessado, ao entrar no jogo, encontrará essa informação. Você não faz ideia da quantidade de usuários que deixam de seguir amigos reais por conta do excesso de atualizações do gênero.

Retwitte mensagens irrelevantes

Mensagens irrelevantes poluindo a timeline

“90% do Twitter está falando sobre Restart. Se você faz parte dos 10% que não está nem aí para o assunto, dê RT”. Acredite, mensagens como essa são mais comuns do que você pensa e, o que é pior, muitos usuários embarcam e acabam passando-as para frente.

Além de serem completamente irrelevantes, não acrescentam em nada tanto para quem lê quanto para a imagem da pessoa que repassa. Por isso, se você não quer ver os seus seguidores indo embora, é melhor pensar duas vezes antes de enviar esse tipo de mensagem.

Lembre-se: o Twitter é um espaço para você compartilhar informações e contar ao mundo um pouco sobre quem você é ou o que está fazendo. Será que você é tão irrelevante a ponto de informações como essas serem as coisas mais importantes que você tem a dizer?

Deixe scraps animados em perfis desconhecidos

Scraps animados, quem gosta?

As redes sociais são o ambiente perfeito para quem quer estreitar relações ou conhecer novos amigos. No entanto, nem todos têm o mesmo pensamento e muitas pessoas preferem manter a sua privacidade em informações pessoais, fotos e recados.

Ainda assim elas não escapam da atuação dos spammers e dos adicionadores compulsivos. São aqueles usuários que, mesmo sem ler o seu perfil ou saber quem você é, o adicionam apenas para fazer número e parecerem mais populares por ter muitos contatos. As mulheres, nesse quesito, sofrem ainda mais.

Outra maneira de se tornar um ser desprezível no Orkut é enviando scraps animados em massa, inclusive para perfis desconhecidos. Se você acha que agrada agindo assim, mesmo com mensagens otimistas e de muito boa vontade, saiba que nada substitui o contato mais pessoal. Afinal, se você precisa de um “robô” para se lembrar do seu amigo, é sinal que ele não é tão importante assim, não é mesmo?

Envie Power Points para seus contatos do GTalk

Pare, você me deixa louco!

Uma das vantagens de sistemas integrados como o Gmail e GTalk é a possibilidade de adicionar automaticamente contatos de diversas redes sociais como endereços de email. O grande problema é que, na pressa por mandar slides em Power Point para os amigos, muitos acabam mandando para muitos usuários que nem sequer conhecem.

Convenhamos, ao enviar um email para uma pessoa presume-se que você já a conheça ou esteja utilizando o contato pata isso. Enviar mensagens sem justificativa alguma, muitas vezes com conteúdo erótico ou religioso, pode ser o elemento definitivo para torná-lo indesejado.

Por isso, cuidado ao enviar emails em massa. De preferência, crie um grupo específico apenas com endereços daqueles usuários que você conhece. Caso queira incluir alguém, pergunte antes de colocá-lo na lista.

Marque pessoas em uma foto sem que elas saibam o porquê

Olha só quanta gente aqui! Menos você!

Esse recurso, quando mal utilizado, incomoda em especial os usuários do Facebook. Ao postar uma foto você pode marcar quais pessoas de sua lista de contatos estão presentes na imagem. O que acontece é que muitos usuários acabam marcando todos os seus contatos.

O resultado é que, ao receber qualquer comentário na foto em questão, todos os usuários marcados são informados, gerando uma quantidade sem fim de mensagens que, na maioria das vezes, não têm relevância alguma.

A melhor recomendação, nesse caso, é seguir o bom senso e marcar apenas as pessoas que têm alguma relação com a imagem. Caso você queira muito divulgá-la, publique-a a na sua timeline. Os demais usuários poderão vê-las do mesmo jeito.

Use o Twitter como MSN

Chat com seus amigos? Não no Twitter!

A principal característica do Twitter é a agilidade na comunicação de informações. Por isso, muitos usuários acabam utilizando a ferramenta para recados, em especial quando o contato em questão está offline no MSN ou no Skype.

O problema começa quando dois usuários começam conversas longas pelo Twitter. Caso você siga as duas pessoas em questão, verá a sua timeline transformada em um diálogo particular entre os usuários e não terá muito que fazer, a não ser deixar de seguir ao menos um deles.

Se você tem esse perfil de usuário, a melhor maneira de se policiar é enviar recados breves em vez de conversas intermináveis. Caso precise se estender, convide o outro colega a entrar em um mensageiro para que vocês possam falar à vontade e sem incomodar ninguém.

Chame seus amigos no MSN mesmo quando estiverem ocupados

Algumas pessoas não entendem o sinal de ocupado.

Reflita um pouco: se você chegar diante de uma porta com um sinal de “ocupado” ou “não entre”, ainda assim vai seguir em frente, invadindo a privacidade de quem deixou a mensagem? Provavelmente não.

Da mesma forma você deve agir no MSN ou no Skype ao tentar conversar com um usuário cujo status do perfil encontra-se marcado como “ocupado”. Você pode presumir que, se a pessoa está online, é porque não está tão ocupada assim. No entanto, é possível que ela esteja trabalhando e utilizando o mensageiro como ferramenta complementar.

Dessa forma, evite chamar pessoas que estão ocupadas no mensageiro, afinal é para isso que servem as informações de status. Procure deixar um recado breve para que a pessoa possa chamá-lo assim que puder. Nada de ficar insistindo e mandando winks e gifs animados para chamar a atenção.

Agora é com você!

Os comportamentos que citamos acima são alguns dos mais comuns nas redes sociais. No entanto, além deles, existem diversos outros que, muitas vezes, podem passar despercebidos por quem os pratica.

O melhor que você pode fazer é se auto-observar e evitar praticar ações que possam fazer de você um verdadeiro chato no mundo virtual. Quem sabe assim você não consiga ampliar o número de amigos verdadeiros no mundo online?

.....

Quais são os comportamentos que mais o deixam irritado nas redes sociais? Você costuma cometer alguns dos deslizes apresentados acima? Participe e ajude a enriquecer esta lista deixando a sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.