Como adicionar mais recursos ao Windows Media Player com o WMP Plus

5 min de leitura
Imagem de: Como adicionar mais recursos ao Windows Media Player com o WMP Plus

As últimas versões do Windows Media Player apresentam muitas funções e ferramentas para personalização do aplicativo, tornando-o uma verdadeira central de mídia.

Porém, nem sempre estamos satisfeitos, e é bom quando a existe a possibilidade de se realizar mudanças em alguns programas, mesmo através de terceiros. E é isso que o Windows Media Player Plus faz.

Com ele, o usuário é capaz de adicionar algumas opções simples, mas que podem acrescentar ainda mais na experiência de uso das aplicações do WMP. Aqui neste passo a passo você pode visualizar o que o programa é capaz de mudar ou adicionar, de maneira bem detalhada.

Para seguir este tutorial você vai precisar dos seguintes aplicativos:

Utilizando o Windows Media Player Plus

Para instalar o Windows Media Player Plus não existe nenhum tipo de complicação. No fim do processo, ele deve abrir já diretamente na sua tela de opções, para que você consiga determinar as mudanças desejadas logo de cara.

Mas não precisa se preocupar em fazer tudo de uma vez. Apesar de não inserir nenhum tipo de botão de acesso exclusivo no Windows Media Player, o programa permite que sejam feitas alterações sempre que necessário.

Para isso, acesse as opções do WMP, clique na aba “Plug-ins” e, em seguida, no campo “Plano de Fundo”, para encontrar as configurações do WMP Plus.

Windows Media Player Plus

Mudanças na biblioteca

Uma das boas ferramentas do Windows Media Player Plus é a opção que permite a realização de buscas, sem a necessidade de se ficar acessando o campo apropriado. Basta começar a digitar para ele realizar a pesquisa. Para ativar a função, nas opções do programa, marque “Find as You Type” (Procurar quando você digita).

Windows Media Player Plus

Também para mudar características da biblioteca o programa apresenta a opção “Disable Group Headers in the Library Pane” (Desabilitar os Cabeçalhos de Grupo no Painel da Biblioteca). Marcando esta opção, você passa a visualizar todas as mídias sem a separação por grupos.

Windows Media Player Plus

Mexendo na interface

Um grande problema do Windows Media Player é o fato de não mostrar o nome do que está tocando quando minimizado. Quantas vezes você deseja saber o nome de uma canção e precisa parar tudo, abrir o aplicativo e localizar a música?

O WMP Plus traz a possibilidade de que o Media Player exiba o que está em execução. Para isso, basta marcar a opção “Title Bar” (Barra de Título).

Windows Media Player Plus

Esta opção funciona com base nos parâmetros de referência ATF (Advanced Title Formatting, em tradução livre, Formatação Avançada de Título). Por isso, os atributos ali descritos darão as coordenadas para o que deve ser exibido. O ideal é deixar %title%[ - %artist para que sejam exibidos o nome da música e o compositor.

Windows Media Player Plus

Um botão direito mais eficiente

O Windows Media Player Plus traz opções muito interessantes para adicionar recursos ao botão direito do mouse quando se está utilizando o WMP. Marcando as opções do campo “Show File Menu Item When Right-Clicking a Media Item”  (Mostrar o Menu de Arquivos Quando Clicar com o Botão Direito em um Item de Mídia, em tradução livre), você adiciona o menu de contexto do Windows Explorer na navegação do Media Player.

Com esta opção assinalada você pode copiar ou mover um arquivo, além de outras ações que só seriam possíveis caso você estivesse fora do aplicativo.

Já na outra opção para o botão direito, “Tag Editor Plus”, você adiciona campos para edição das tags do arquivo diretamente através de um clique.

Restaurar o que estava assistindo ou ouvindo

Uma grande reclamação dos usuários no que diz respeito à interface do Windows Media Player é o fato de que, quando finalizado, o programa perde tudo o que estava sendo executado anteriormente.

Ao assinalar a opção “Restore Last Active Playlist” o WMP passa a memorizar o que estava sendo ouvido ou visto antes de ser fechado.

Windows Media Player Plus

Ele permite ainda a escolha de se continuar ouvindo o último arquivo, toda lista anterior e até se ele estava tocando ou pausado, além de permitir que você defina quantos segundos ele deve "rebobinar" a mídia.

Ao marcar esta opção, lembre-se de que isto pode deixar a inicialização do Windows Media Player mais lenta.

Plugins garantidos

Esta ferramenta serve para garantir que todos os seus plugins continuem funcionando corretamente, mesmo que ocorram alguns travamentos ou caso o WMP seja fechado abruptamente. Sempre que isto acontece, ao ser reiniciado, o programa exibe uma mensagem de erro, avisando que os plugins foram desabilitados.

Para este tipo de problema, o Windows Media Player Plus traz três opções:

Windows Media Player Plus

Na primeira, o complemento faz com que surja um pequeno aviso de erro quando o programa for reiniciado para que, assim, você identifique no mesmo momento os plugins desabilitados e possa corrigi-los.

A segunda opção faz com que todos os plugins opcionais sejam desabilitados e a última faz com que o WMP Plus não interfira no processo normal, ou seja, no caso de fechamento involuntário do Media Player, a mensagem habitual de erro do programa deve surgir.

Mostrando o que você ouve

Muitas pessoas gostam de deixar em exibição o que estão vendo ou ouvindo enquanto utilizam o mensageiro eletrônico da Microsoft. Para conseguir fazer isso com o Windows Media Player Plus, acesse o campo Messenger e marque a opção “Send info about the currently playing song to Windows Live Messenger”.

Windows Media Player Plus

Assim como na opção para mudar a interface citada anteriormente, aqui o padrão utilizado é o ATF.  E atenção também para o fato de que esta ferramenta só funciona corretamente se você desabilitar o plugin do próprio Messenger.

Então, acesse Opções>Plug-ins>Plano de fundo e desmarque a opção “Plug-in de Música do Windows Live Messenger”.

Windows Media Player Plus

Esta ferramenta do Windows Media Player Plus também conta com duas outras funções: A primeira, “Don’t show What I’m Listening To while media is paused” para de exibir o nome da música no momento em que ela fica pausada.

Windows Media Player Plus

A segunda, “Update What I’m Listening To for vídeos” faz com que a função exiba também o nome do que você está assistindo no seu apelido dentro do mensageiro. Do contrário, ele só exibirá o nome dos arquivos de áudio.

.....

Pronto! Agora você já sabe tudo o que o Windows Media Player Plus pode acrescentar ao seu WMP, tornando a sua experiência de uso ainda mais completa!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.