Windows Live Essentials 2011: o Windows Live Wave muda de nome e apresenta ainda mais novidades

4 min de leitura
Imagem de: Windows Live Essentials 2011: o Windows Live Wave muda de nome e apresenta ainda mais novidades

A quarta versão do Windows Live Wave é um dos lançamentos mais aguardados para o ano de 2010, e a cada mês aumenta a expectativa para seu lançamento. No portal Baixaki já falamos um pouco sobre as novidades que devem acompanhar esta versão do pacote de aplicativos da Microsoft (clique aqui para acessar o artigo), e disponibilizamos as primeiras impressões do Windows Live Messenger 2010.

O mais estranho desta vez é que, ao contrário da tradição da Microsoft de sempre deixar vazar seus produtos, somente em março surgiu na internet uma versão de testes, bastante limitada nas funções que disponibiliza.

A falta de informações, ao contrário de desanimar os fãs da empresa, só serviu para aumentar os boatos sobre as novas funções disponíveis e gerar mais expectativa entre quem acompanha o mundo da tecnologia. Com a aproximação de junho, que segundo boatos é o mês em que será liberada a versão beta do Live Wave 4, muitos desses mistérios devem ser resolvidos.

Neste artigo você confere as últimas novidades sobre o pacote de aplicativos, que deve atrair a atenção de muita gente durante seu lançamento. Visual renovado para programas conhecidos, novas funções e alguns nomes reformulados são algumas das mudanças que você vai encontrar.

Windows Live Essentials 2011

Antes de entrar em detalhes sobre as novas funções de programas antigos e aplicações que serão eliminadas, é preciso esquecer-se do nome Windows Live Wave 4.

A Microsoft decidiu dar um novo nome para o serviço, rebatizando-o como Windows Live Essentials 2011, mais adequado às características do pacote: trazer todos os aplicativos necessários para realizar as principais aplicações multimídia do computador, integrando funções da máquina com aspectos da nuvem e web 2.0.

A descoberta da mudança veio diretamente do site do Live Essentials (http://windowslive.com/essentials), que ficou no ar durante alguns instantes, suficiente para o pessoal do LiveSide.net capturar telas com a descrição das novas funções que devem fazer a alegria dos usuários.

Windows Live Galeria de Fotos

O editor de fotos da Microsoft ganhou suporte nativo para utilização de poderosos monitores multitouch, o que traz uma experiência totalmente nova na hora de criar novos projetos ou fazer pequenos ajustes às suas imagens.

A função que deve fazer a fama do programa é a “Retouch” (Retocar) que, assim como estúdios profissionais, retira pequenas imperfeições, como defeitos de exposição e manchas que surgem com o decorrer do tempo – perfeito para restaurar aquela foto de família antiga.

Isso sem contar com o suporte para ajustes simultâneos em várias imagens, o que poupa tempo na hora de utilizar as funções de correção automática de brilho e contraste.

Windows Live MovieMaker

Além das novas transições e efeitos especiais que devem complementar o programa, o editor de vídeos da Microsoft deve ganhar uma função que vai fazer a alegria de quem não tem paciência para unir imagens, vídeos e trilhas sonoras manualmente.

Através do AutoMovie, basta adicionar imagens, vídeos e músicas que deseja incluir para em um clique do mouse criar automaticamente um filme totalmente editado, incluindo efeitos de transição e efeitos especiais. É claro, a qualidade não é a mesma de uma produção manual, mas a função é uma mão na roda para usuários impacientes.

Windows Live Mail

O modo de visualização do programa foi reformulado e agora exibe o calendário e agenda na mesma janela da caixa de entrada, o que deve acabar com as reclamações de quem não gosta de alternar entre diferentes janelas para visualizar esses conteúdos.

Como já era esperado, as novidades presentes na última atualização do Hotmail vão dar a cara na forma de filtros de pesquisa pré-definidos e na distribuição de mensagens através de um sistema de tópicos que facilita sua organização.

Windows Live Sync

Assim como a Microsoft fez na Live Wave 3 ao optar por uma reformulação completa do antigo MovieMaker, o programa escolhido para sofrer uma modificação substancial foi o Windows Live Sync.

Além de incorporar algumas funções do Live Mesh, nome que será extinto a partir do lançamento do Windows Live Essentials 2011, o Live Sync vai trazer uma maior integração com computadores da rival Apple, prova da dedicação da Microsoft em expandir o mercado de atuação de seus softwares.

A nova opção de sincronia de pastas permite que o usuário atualize, acrescente ou apague documentos em um local, ação que será reproduzida nos demais locais de rede. Caso não haja conexão entre os computadores no momento em que a ação é realizada, basta conectá-los novamente para que os processos sejam replicados corretamente.

Um dos principais problemas enfrentados por quem tem de trabalhar com várias máquinas é configurar manualmente as preferências de cada programa utilizado – problema que o Live Sync elimina de vez, ao permitir o compartilhamento de configurações com poucos cliques do mouse.

A maior novidade deve ficar para integração de aplicações feitas através da nuvem, como os serviços oferecidos pelo Windows Live Office, que incluem criação e edição de documentos de texto, planilhas e apresentações de slides. Isso sem contar com o acesso remoto pela rede, que permite controlar seu PC a partir de qualquer lugar, basta deixá-lo ligado.

Novos ícones e segredos guardados a sete chaves

Outra novidade, agora meramente estética, está nos novos ícones utilizados, que possuem uma identidade visual representada pela fita dourada que envolve cada um dos programas, com exceção do Windows Live Office.

Embora muitas das novidades apresentadas sejam impressionantes, vale lembrar que a versão final do Windows Live Essentials 2011 deve contar com muitas funções extras que não foram sequer mencionadas até o momento. Resta aguardar pelo possível lançamento da versão beta em junho, que dará uma ideia real de todas as novidades reservadas para os programas multimídia da Microsoft.

http://windowslive.com/essentials
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.