Review: tablet MSI S100 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: tablet MSI S100 [vídeo]

Você provavelmente já conhece a MSI por seus produtos voltados aos jogadores. A marca que especializada em componentes de hardware vem diversificando seu portfolio com máquinas portáteis voltadas tanto aos gamers quanto aos consumidores que buscam soluções diferenciadas.

O tablet MSI S100 é uma das mais recentes apostas da fabricante que já tem experiência no design de produtos compactos. Como de praxe, a empresa nos enviou o aparelho para testes e passamos alguns dias aproveitando todas as facilidades e vantagem do dispositivo.

Este aparelho vem com o sistema operacional Windows 8.1, que tem diversos recursos exclusivos para produtos com tela sensível ao toque. O MSI S100 se destaca por conta do espaço para armazenamento, que é ideal para quem precisa guardar muitos documentos.

A configuração de hardware é razoável e as conexões oferecidas garantem versatilidade ao produto. Entretanto, o grande charme do produto é a capa protetora que vem junta no pacote. Com ela, você pode transformar o tablet em um notebook.

Vamos ver o que este produto tem a oferecer e se ele tem boas vantagens para ganhar um espaço na sua mochila. Claro, antes de partirmos para considerações sobre cada aspecto, vamos conferir as especificações.

Especificações

Design moderno e bem resolvido

Assim como outros produtos da MSI, o S100 chama a atenção pelo visual bem elaborado. A parte frontal segue o padrão da maioria dos tablets com Windows, com bordas finas e o ícone do Windows 8 posicionado na parte inferior. Essa semelhança é importante, já que garante ao consumidor identificar que se trata de um produto parecido com o Surface (e que tem recursos similares).

A traseira do aparelho é feita de plástico. Aqui, a fabricante optou pela leveza no lugar de dar atenção à resistência. Entretanto, dispensando o visual barato, a MSI escolheu uma textura que imita o aço escovado, dando o tom de elegância ao dispositivo. A câmera principal é centralizada e facilita a captura de imagens e as filmagens.

Todas as conexões (HDMI, USB, slot para cartões, saída de áudio) ficam posicionadas ao lado esquerdo do tablet, onde também é possível encontrar o botão Power. Os únicos elementos que ficam deslocados são os botões de volume, que ficam na parte de cima.

O MSI S100 tem medidas excelentes. É muito fácil manuseá-lo e não há dificuldades para acomodá-lo na mochila. Este tablet também se destaca pelo peso reduzido, garatindo que você o transporte sem grandes problemas. O acabamento é caprichado, algo que já vimos em outros produtos da marca.

Um tablet que também é netbook

Conforme já comentamos, o grande diferencial deste aparelho é a capa protetora que o torna em mais do que um simples tablet. A conexão entre o tablet e a base com teclado é simples e prática. Ao posicionar o tablet sobre os conectores metálicos, o aparelho automaticamente se encaixa na devida posição e você pode aproveitar um computador improvisado.

A facilidade no encaixe se deve a ímãs posicionados próximos a esta conexão. Uma vez encaixado o tablet no local, basta ajustar a parte de trás da capa protetora para que a tela fique posicionada na vertical. A capa protetora tem várias dobras, o que garante diferentes arranjos que dão firmeza ao tablet e facilitam o uso do teclado e da tela sensível ao toque.

O teclado do MSI S100 é um acessório que vem a calhar em situações de emergência, mas não espere conseguir digitar sua monografia no aparelho, pois a ergonomia passou longe deste componente. Ele é melhor do que o teclado virtual do Windows, mas não se compara a um produto com botões sólidos e estrutura firme.  E tem mais um problema: o layout não é o brasileiro.

O touchpad instalado na capa protetora também não é grande coisa. Ele é apertado e os botões também parecem muito moles. Dá a sensação de fragilidade, apesar de que não encontramos problemas na utilização do touchpad. É um componente bem-vindo, já que ele facilita o uso do Windows na Área de trabalho.

Tela e hardware

A tela IPS de 10,1 polegadas do MSI S100 tem resolução HD (1280x800 pixels) e aceita até 10 toques simultâneos. Ela é perfeita para ver filmes e aproveitar a interface do Windows. O nível de brilho é bom e não percebemos quaisquer problemas de distorção de cores. A única consideração aqui diz respeito aos reflexos que podem atrapalhar quando você usa o aparelho em ambientes muito claros.

O hardware do MSI S100 é moderado. O processador Intel mostra poder para rodar o sistema e os apps mais leves. Não notamos problemas de travamentos e a interface é muito fluída. Com 2 GB de memória RAM, você não deve ter problema mesmo que deixe diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Apesar de ser excelente para a maioria das atividades, este tablet deixa a desejar na hora da jogatina. O chip gráfico não roda todos os jogos com perfeição. A experiência com FIFA, por exemplo, pode ser frustrante, já que o game apresenta sérias quedas de frames. Games mais simples rodaram sem problemas, então você pode curtir alguns títulos disponíveis na loja do Windows.

Bateria impressiona, mas o som nem tanto

Quando falamos em tablet, um dos grandes aspectos que podem fazer diferença é a autonomia de bateria, afinal, estamos falando de um produto que deve ser útil quando a pessoa está longe de uma tomada. Nesse sentido, o MSI S100 tem muito a oferecer, já que ele alcança excelentes números para os mais diversos tipos de tarefas.

O mérito aqui é do processador, que consome pouca energia e garante longevidade ao componente energético. Em nossos testes, verificamos que é possível assistir a filmes por até 6 horas seguidas usando uma conexão WiFi e mantendo o brilho em ajuste intermediário. Para navegação e digitação de textos, o tempo de uso pode chegar a quase 8 horas.

O sistema sonoro é um aspecto que infelizmente deixa a desejar. Não que seja possível notar ruídos ou distorções, mas o volume do sistema de áudio é muito baixo. Quando realizamos alguntes testes em ambientes com algum nível de ruído tivemos a experiência prejudicada, ou seja, você só poderá curtir músicas ou vídeos em locais silenciosos.

Vale a pena?

O conceito do MSI S100 é o grande diferencial que a fabricante tem a oferecer e, pelo período em que utilizamos o aparelho, ele funcionou perfeitamente.  A capa protetora com teclado é uma boa ideia, apesar de que as teclas não são tão firmes e não proporcionam uma experiência tão boa quanto à de um notebook.

Quem vê a máquina de perto, pode ter a leve impressão de que a era dos netbooks voltou, mas aqui temos um híbrido com uma proposta coerente. A praticidade é o ponto forte, mas não dá pra dizer que ele se sai muito bem como um netbook.

O armazenamento interno avantajado é o que possivelmente motivou a MSI a colocar o preço lá em cima. Atualmente, o aparelho tem preço sugerido de R$ 1.499. O valor pode parecer elevado quando comparamos com um notebook, mas é válido para um tablet com os diferenciais propostos.

No fundo, este tablet tem recursos razoáveis, com uma configuração de hardware similar a dos concorrentes. Aliás, por conta das limitações do chip gráfico, este tablet acaba não sendo a melhor opção para o consumidor que pretende aproveitar alguns joguinhos mais potentes.

O investimento é válido para quem realmente precisa trabalhar com o Windows e necessita de portabilidade acima de tudo. Parece que a MSI está no caminho certo e podemos dizer que ela mostrou que tem capacidade para concorrer em mais um segmento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.