Review: placa de vídeo MSI GeForce GTX 950 Gaming 2G

15 min de leitura
Imagem de: Review: placa de vídeo MSI GeForce GTX 950 Gaming 2G

Há alguns meses, a NVIDIA lançou o chip gráfico GTX 950 como solução gráfica para os jogadores que buscam aproveitar os games mais recentes com boa qualidade visual sem precisar gastar rios de dinheiro na placa de vídeo.

Recentemente, nós testamos dois modelos equipados com o componente e ficamos surpresos com as capacidades apresentadas. Entretanto, ainda não havíamos recebido a versão robusta da MSI.

A famosa fabricante de placas de vídeo é reconhecida por sua expertise no ramo, então ficamos curiosos para ver como a MSI GTX 950 Gaming 2G se sai durante os jogos, bem como no dia a dia. Será que ela é mais eficiente do que as principais concorrentes?

Como de praxe, nós realizamos uma série de verificações com aplicativos de benchmark, jogos dos mais variados tipos e, claro, medições com equipamentos para averiguar o consumo de energia e a temperatura. Acompanhe nossa análise para conferir todas as qualidades do produto.

Especificações

Design de primeira e tamanho avantajado

Algumas fabricantes optam por designs simplificados, mas esta nunca foi uma característica dos produtos da MSI. Assim como já vimos em várias placas da mesma fabricante, a GTX 950 Gaming 2G também é marcada por recursos visuais chamativos.

A carcaça que reveste o dissipador e acomoda as ventoinhas é de plástico reforçado. Ela foi planejada para otimizar o sistema de refrigeração, mas sem deixar a questão estética de lado. Com diversas entradas, relevos e frisos, o design fica muito moderno e ainda funcional.

A MSI apostou nas cores preta e vermelha para a composição visual. O chassi da placa é na cor preta, e até mesmo os protetores das conexões são na cor vermelha, mostrando o cuidado da fabricante nesta parte. Só ficamos desapontados pela falta de um backplate, que seria de grande utilidade para evitar o contato com os componentes eletrônicos.

Falando nas conexões, esta placa já vem preparada para qualquer monitor, pois traz compatibilidade com os padrões DVI, HDMI e DisplayPort. Na parte de cima do produto, temos o conector de energia, que é de seis pinos.

Placas de vídeo modestas como a GTX 950 costumam ser menores, uma vez que o sistema de arrefecimento pode ter suas dimensões reduzidas. Não só isso, mas a menor quantidade de componentes ajuda a reduzir o tamanho total do produto, facilitando a instalação em qualquer computador.

No entanto, quando tratamos de versões mais poderosas, como a MSI GTX 950 Gaming 2G, a história muda um pouco nesse sentido. Isso acontece porque as alterações no processador acabam forçando a fabricante a investir em um dissipador maior, resultando em um dispositivo bem maior.

A MSI GTX 950 Gaming 2G é tão grande que chega a ter dimensões maiores do que a versão de referência da NVIDIA GeForce GTX 980. Isso pode ser um problema para gabinetes mais apertados, mas não chega a ser contra do ponto de vista de funcionamento, pois o tamanho avantajado vem justamente para garantir melhorias no dia a dia.

Maxwell GM206

Assim como a GeForce GTX 960, as novas placas que contam com o chip NVIDIA GeForce GTX 950 trazem a arquitetura GM206. Diferente de tecnologias focadas puramente em poder bruto de processamento, a Maxwell foi criada para oferecer o melhor desempenho gráfico e energético.

Cada um dos processadores de stream (SMM) é dividido em quatro blocos de processamento independentes, sendo que cada bloco tem 32 núcleos CUDA, o que totaliza 128 núcleos por SMM. Os blocos de processamento possuem mecanismos próprios de agendamento de instruções, o que permite que os núcleos sejam aproveitados de forma inteligente pelo sistema. Isso melhora bastante a eficiência do trabalho e diminui o desperdício de energia.

O sistema de cache da Maxwell também é mais eficiente que o da Kepler (geração anterior de componentes da NVIDIA). Agora, as unidades de processamento possuem 96 KB de memória compartilhada, enquanto as funções de cache L1/textura são combinadas em um conjunto de 24 KB de memória por par de blocos de processamento (48 KB por SMM).

Para simplificar: o Maxwell pode apresentar até 1,4x mais desempenho por núcleo que o Kepler. Além disso, ele também consegue apresentar 2x mais desempenho por watt.

Sistema de refrigeração TWIN FROZR V

A cada nova geração, a MSI realiza melhorias em sua tecnologia de refrigeração, levando produtos cada vez mais eficientes até o consumidor. No caso da GTX 950 Gaming 2G, o sistema de arrefecimento instalado é o TWIN FROZR V, tecnologia que levou 18 meses para ser finalizada e estar pronta para o mercado.

O sistema é composto por um dissipador de cobre com revestimento de níquel que realiza a distribuição do calor através dos heat pipes. Acima desse componente, duas ventoinhas grandes garantem o fluxo de ar apropriado para que o chip gráfico e os módulos de memória estejam sempre refrigerados.

No centro, as ventoinhas trazem ícones diferentes: uma vem com o ícone do dragão, e outra tem o logotipo da MSI. A construção de alta qualidade é evidente à primeira vista e garante o funcionamento em alta rotação sem produzir qualquer tipo de trepidação ou ruído.

Vale ressaltar que a fabricante aposta em um diferencial que parece simples, mas que resulta em grandes melhorias no funcionamento: as lâminas trabalham em pares. Uma lâmina é do tipo padrão, enquanto outra traz uma curvatura diferenciada que garante melhor fluxo de ar. Esses dois tipos combinados garantem temperaturas mais baixas e possibilitam explorar ainda mais o chip gráfico.

MSI Gaming App: ainda mais performance!

Normalmente, realizamos as análises com as placas de vídeo em suas configurações de fábrica, ou seja, não ativamos modos de overclock, BIOS alternativas ou outras opções que visam dar performance extra, já que tais conveniências não representam o uso comum do componente.

Ainda que não realizemos os testes com recursos de oveclocking, é preciso evidenciar quando uma determinada placa possui algum tipo de funcionalidade para turbinar o desempenho. No caso da MSI GTX 950 Gaming 2G, o jogador pode usar o aplicativo MSI Gaming App, que permite ativar diferentes modos de funcionamento.

Basta um clique num dos perfis (Silent, Gaming ou Overclock) para que a placa de vídeo siga uma série de instruções e entregue mais desempenho ou mais silêncio, conforme o jogador achar necessário. Não é possível definir um clock específico, mas se trata de uma solução bem simples para a maioria dos gamers que apenas querem mais performance.

O aplicativo exclusivo da MSI ainda permite monitorar a frequência da GPU, personalizar o LED da placa (que ilumina o logotipo), ligar a ventoinha a qualquer momento, ativar perfis específicos para determinadas atividades e monitorar o consumo dos recursos da placa de vídeo. É uma solução realmente inteligente.

VXGI – Voxel Global Illumination

A iluminação é um dos recursos mais fundamentais na hora de garantir o realismo nas cenas. A NVIDIA sabe disso e lançou, junto com os novos modelos Maxwell, o VXGI, sigla para Voxel Global Illumination. A nova tecnologia pode aumentar a capacidade da GPU na hora de processar efeitos de iluminação global.

Para entender como o sistema trabalha, antes é preciso entender como os voxels funcionam: enquanto um pixel representa um ponto 2D no espaço, um voxel representa um pequeno cubo do espaço 3D. Para realizar a iluminação global, é preciso calcular a luz que é emitida por todos os objetos na cena, e não apenas as luzes diretas.

Para que isso seja feito, toda a cena é preenchida com pequenos cubos chamados voxels. Esse processo é chamado voxelização, que é o ato de determinar o conteúdo da cena em cada voxel. Ele é análogo ao processo de rasterização, que é a determinação do valor de uma cena em dadas coordenadas 2D.

No VXGI, são armazenadas duas informações em cada voxel: a) a fração de voxel que contém um objeto real; e b) por qualquer voxel que contém um objeto, as propriedades da luz que vêm do objeto (ou seja, saltando para fora dele a partir das fontes de luz primária), incluindo direção e intensidade.

Assim que a fase de cobertura dos voxels termina, são armazenadas informações em cada voxel que descrevem como a geometria física responde à luz. Isso inclui a codificação de opacidade da matéria e propriedades emissivas e reflexivas.

Em seguida, a cena é checada novamente, desta vez com a verificação da iluminação direta em cada voxel não vazio. Depois, é renderizada várias vezes a partir de pontos de vista de diferentes pontos de iluminação, capturando a luz que atinge cada voxel. O processo de voxelização fornece dados sobre toda a informação de luz presente na cena.

O último passo é a rasterização da cena, como ela é feita tradicionalmente. A diferença agora é que existem muito mais dados para serem utilizados nos cálculos juntamente com outras estruturas, como mapa de sombras. De acordo com a NVIDIA, essa tecnologia pode ser escalonada para trabalhar em diferentes tipos de hardware, incluindo GPUs Kepler e até mesmo consoles. A vantagem do Maxwell é que ele já foi feito considerando esse recurso, permitindo aproveitar muito mais as novas funções.

DSR – Dynamic Super Resolution

A super-resolução dinâmica não é exatamente uma novidade. Existem diversas ferramentas não oficiais que podem fazer downsampling nas imagens, mas nada se iguala ao suporte oficial por parte do fabricante.

O que o DSR pode fazer é aumentar significativamente a qualidade das imagens. Para entender como ele funciona, pense em um monitor Full HD. Agora, imagine uma imagem em resolução inferior à do monitor. Para preencher toda a tela, a imagem precisa ser esticada, deixando as imperfeições mais aparentes.

O downsampling funciona de forma parecida, só que, em vez de esticar uma imagem pequena para preencher a tela, ele espreme uma imagem grande para que ela possa ser exibida em um monitor com resolução menor que a da imagem gerada, eliminando quase que completamente as imperfeições. Isso é especialmente útil para quem pretende rodar jogos com qualidade 4K em monitores Full HD.

A compatibilidade é garantida pelo GeForce Experience, que configura os jogos e todos os detalhes para que você não precise se preocupar com nada. Basta selecionar o game desejado e mudar a resolução.

Apesar de a NVIDIA focar o seu marketing no 4K, é possível utilizar resoluções menores, como o 2K ou outros valores compatíveis com a sua tela, pois o sistema oferece opções diferentes de configuração para que você possa encontrar o perfeito equilíbrio entre desempenho e qualidade visual. E isso é bastante importante, pois rodar jogos nessas resoluções exige muito do hardware.

MFAA

O MSAA ou Multi Sampling Anti-aliasing é o método antisserrilhados mais comum hoje em dia. Essa técnica oferece um ótimo resultado visual, mas pode pesar um pouco em resoluções mais altas — principalmente em um hardware menos potente.

Para tentar resolver um pouco essa situação, a NVIDIA está trazendo o MFAA, que pode oferecer a mesma qualidade visual do MSAA, mas não pesa tanto na hora do processamento. Para fazer isso, o sistema aplica dois tipos diferentes de AA na imagem. Em seguida, as duas são mescladas para garantir um efeito próximo ao do MSAA, mas com uma penalidade menor no desempenho.

Outros recursos NVIDIA

Essa placa de vídeo também possui todos os recursos exclusivos desenvolvidos pela NVIDIA. Entre eles está o PhysX, um sistema que realiza os cálculos de física para trazer aos jogos efeitos mais realistas. Roupas, partículas e iluminação podem ficar muito mais detalhadas com o PhysX ativado.

Junto dele estão recursos avançados de anti-aliasing, como o FXAA e o TXAA, capazes de garantir uma ótima qualidade visual sem comprometer muito o desempenho do sistema como um todo. O Adaptive V-Sync sincroniza as imagens com a frequência da tela para garantir a fluidez nas animações sempre que a placa tiver poder de sobra. O efeito é ativado e desativado em tempo real para garantir um bom equilíbrio entre desempenho e qualidade visual.

Já o GPU Boost é uma tecnologia que pode aumentar o clock do processador gráfico em tempo real, oferecendo mais poder de fogo enquanto a temperatura máxima do chip não for atingida.

Testes de desempenho

As especificações da placa de vídeo são de extrema utilidade, mas esses números são apenas números quando não temos testes práticos. Dessa forma, para conhecer todo o poder da MSI GTX 950 Gaming 2G, nós realizamos uma série de testes com aplicativos de benchmark e jogos recentes para averiguar a capacidade da placa de vídeo.

Nossas verificações são realizadas com uma máquina de testes robusta que oferece o suporte necessário para a placa de vídeo. Confira os detalhes:

  • CPU: Intel Core i7-3930K @ 3.800 MHz;
  • Placa-mãe: EVGA X79 SLI;
  • Memória: 16 GB RAM quad-channel G. Skill Sniper DDR3 2133;
  • SSD: Kingston HyperX 3K 480 GB;
  • HD: 3 TB Seagate ST3000M001;
  • Fonte: Corsair AX1500i.

Quanto às configurações de vídeo, mantivemos os detalhes em nível elevado (Ultra ou Extreme, o que varia conforme o título), algo cabível para a MSI GTX 950 Gaming 2G. O único item que permanece desativado é o V-Sync. Para esta análise, os testes foram divididos em duas etapas diferentes: jogos e benchmarks.

Jogos

Batman: Arkham Knight

Aproveitando a atualização recém-lançada pela Warner, nós finalmente pudemos rodar testes de desempenho com o novo jogo da franquia Batman. O game abusa do poder do chip gráfico, colocando o componente sob grande estresse e testando a máquina com vários filtros e efeitos.

F1 2015

Com o amadurecimento da série F1, a Codemasters conseguiu polir os gráficos do mais novo título, garantindo bom aproveitamento dos recursos de hardware e entregando visuais estonteantes com o DirectX 11.

Hitman: Absolution

Apesar de ser um jogo de 2013, Hitman: Absolution pode muito bem ser utilizado para verificações com tecnologias mais recentes, pois sua engine abusa do poder de processamento e trabalha com o DirectX 11. Os resultados são frutos do benchmark próprio do game, servindo perfeitamente para um comparativo.

Metro Last Light Redux

Metro: Last Light aproveita o poder das GPUs modernas para trazer gráficos excelentes, texturas em alta definição e muita destruição com efeitos especiais incríveis. O game é construído com a engine 4A e também é uma ótima prova de fogo para placas mais robustas.

Middle Earth: Shadow of Mordor

Um dos jogos de maior sucesso dos últimos tempos é também um ótimo título para teste de poder gráfico. Este jogo baseado na série "Senhor dos Anéis" conta com uma grande quantidade de elementos em cenário e pode representar um bom desafio em alguns momentos para os processadores gráficos.

Benchmarks

3DMark

O 3DMark é um dos mais famosos programas de benchmark. Ele se destaca principalmente por trazer uma grande variedade de cenários para testes dos diferentes recursos de hardware e software da placa de vídeo. Este benchmark conta com uma série de testes diferenciados, mas, como de costume, rodamos o FireStrike Extreme para poder comparar o produto com outros modelos.

Unigine Valley

O Valley Benchmark mostra uma região cheia de montanhas com uma enorme quantidade de árvores em um terreno de 64 milhões de metros quadrados — verificando principalmente a capacidade da memória gráfica da placa de vídeo. Este software ainda trabalha com muitos efeitos de luz, colocando o poder da placa de vídeo à prova.

Temperatura

O trabalho de refrigeração da MSI GTX 950 FTW é um dos melhores que já vimos. A tecnologia TWIN FROZR V é realmente eficiente, tanto do ponto de vista de refrigeração quanto na questão de funcionamento sem ruídos.

Em nossos testes, percebemos que o sistema consegue entregar ótimos valores de temperatura (abaixo de muitos concorrentes), mesmo garantindo um desempenho acima do esperado. A MSI mostra novamente que sabe o que está fazendo!

Consumo

Durante os testes, nós realizamos algumas medições no consumo de energia com a ajuda de um dispositivo chamado Kill a Watt, que informa o consumo total da máquina, ou seja, quanto ela está “puxando” da tomada. As medições são feitas em três momentos distintos:

  • Ocioso: máquina ligada, mas sem nenhum aplicativo em atividade;
  • Filme: filme em qualidade Full HD rodando em tela cheia;
  • Jogo: uso no 3DMark, que simula o funcionamento da máquina em jogos.

Vale a pena?

A MSI GTX 950 Gaming 2G provou ser uma placa de vídeo muito robusta, entregando resultados acima dos da Radeon R7 370 em várias situações e chegando muito próximo da GTX 960 e até mesmo da R9 285.

No modo-padrão de fábrica, ela apresenta performance similar à de modelos equipados com o chip gráfico GTX 950, mas se mostra superior em determinadas situações. Obviamente, o jogador ainda pode extrair mais poder ao ativar o modo de overclock, então podemos dizer que é um produto que tem muito potencial.

É importante frisar que, apesar dos resultados similares, essa placa leva vantagem ao apresentar excelente aproveitamento da energia, conseguindo manter o consumo muito abaixo do das demais placas em várias situações, incluindo em ocasiões Full Load (quando é exigido o máximo de desempenho).

Vale ressaltar, ainda, o sistema de refrigeração, que mantém boas temperaturas e não faz qualquer barulho mesmo quando está funcionando em velocidade máxima de operação. Mesmo que o gabinete esteja sem tampa e a placa esteja muito próxima, você nem notará que ela está em pleno funcionamento.

Conforme já constatamos em outra análise, a NVIDIA promete que este chip gráfico é capaz até mesmo de rodar games na resolução 4K. De fato, isso não é impossível. Se considerarmos a utilização de visuais mais simples, conseguimos rodar os games com uma taxa de frames aceitável. A GTX 950 não é a opção certa para quem dar o passo definitivo para a resolução Ultra HD, mas ela já dá um gostinho dos futuros gráficos.

A MSI GTX 950 Gaming 2G pode ser encontrada por preços que variam de R$ 1,1 mil a R$ 1,3 mil. Se você fizer uma consulta hoje, vai perceber que o valor está acima de algumas placas equipadas com o chip GTX 960 ou muito próximo do cobrado por produtos que trazem o processador gráfico R9 285.

Isso pode ser um fator que vai contra a placa da MSI, visto que essas duas placas concorrentes têm mais poder de fogo na maioria das situações. Entretanto, este modelo pode ser uma boa escolha levando em conta a questão do baixo consumo de energia, de modo que ela deve rodar até mesmo em PCs com fontes de menor potência.

Certamente, a MSI GTX 950 Gaming 2G é uma boa placa de vídeo, mas acreditamos que o investimento seja mais inteligente quando o preço estiver mais baixo, já que por ora ela não oferece boa relação custo-benefício. De qualquer forma, parabenizamos a fabricante, que fez um ótimo trabalho no desenvolvimento do produto.

Qual placa da NVIDIA tem a melhor relação custo-benefício? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.