YouTube: coloque trilhas sonoras nos seus vídeos

4 min de leitura
Imagem de: YouTube: coloque trilhas sonoras nos seus vídeos

Para quem está chegando agora ao mundo do compartilhamento de vídeos pelo YouTube ou então para quem já conhece o serviço, mas nunca teve tempo de explorá-lo, aqui vai uma boa notícia: existe, sim, uma ferramenta para incluir trilhas sonoras nos seus vídeos sem precisar entender uma vírgula sequer de edição. “Como isso é possível?” É simples, basta utilizar a ferramenta “Audio Swap” nos vídeos enviados por você.

Este processo é bastante simples, mas exige que você possua uma conta no YouTube e que já tenha enviado vídeos para o site. Isto porque a ferramenta “Audio Swap” só é disponibilizada nos seus vídeos. Afinal, editar vídeo de outras pessoas é emailmuito feio! Portanto, se você ainda não faz parte da comunidade gigantesca que é o YouTube, cadastre-se e envie seus vídeos. Não há outra maneira de inserir músicas nos vídeos que não sejam seus.

Até agora, nenhum outro site de vídeos bateu o YouTube!

Aqui vai uma breve explicação de como se cadastrar no YouTube, para aqueles que desconhecem a ferramenta. Primeiro, localize o link “Inscreva-se” e preencha o cadastro para criar a sua conta do YouTube. Depois de se cadastrar, faça o login. Note que o botão amarelo “Enviar” vai aparecer no canto superior direito.

Inscreva-se para enviar seus vídeos!

Lembre-se: Se você já possui um email do Gmail, não é preciso se cadastrar novamente. Basta entrar com seus dados da conta Google para utilizar o YouTube!

Use a sua Conta Google para acessar o YouTube!

Clique neste botão para enviar os seus vídeos para o YouTube! Ao passar o mouse sobre ele, você verá duas opções “Arquivo de vídeo” e “Captura rápida”. Isto significa que você pode tanto enviar um vídeo que já esteja pronto ou fazer um vídeo direto da sua web cam! Porém, se optar por enviar um arquivo de vídeo, o formulário de upload deverá ser como este da imagem abaixo. O procedimento é bastante simples.

Envie seus vídeos para que fiquem conhecidos em todo o mundo!

Logo que você é redirecionado para a página de envio, verá apenas o botão “Enviar vídeo”. Clique para abrir a janela de navegação de diretórios, processo idêntico a anexar arquivos no seu email. Escolha o vídeo e clique em abrir. Feito isso, você verá um formulário com campos para que você nomeie e descreva o seu vídeo. Nem todos são de preenchimento obrigatório, mas é interessante contar com estas informações para que quem esteja assistindo conheça um pouco mais sobre o vídeo.

Preencha o formulário com os dados do seu vídeo!

A velocidade da sua conexão irá influenciar muito na hora de enviar vídeos, bem como o tamanho deste arquivo. Caso ele seja mais leve, o processo levará menos tempo. Se a sua conexão com a internet é banda larga, será muito mais fácil fazer com que o mundo conheça seus vídeos. Contudo, o YouTube também conta com uma parcela de “culpa” se algo der errado. Pode ser que neste momento milhões de pessoas estejam enviando vídeos, o que causa uma espécie de “congestionamento”.

Depois que o seu vídeo já foi enviado, você pode editá-los na página “Meus Vídeos”. Para acessá-la, coloque o mouse sobre o seu nome de usuário que agora deve aparecer onde ficava o link “Inscreva-se”. Você verá uma lista com os seus vídeos já enviados. É importante prestar atenção ao detalhe “No ar!” que deve aparecer nos dados sobre o vídeo.  Assim, pode-se ter certeza de que ele já é exibido para outras pessoas e consta no sistema do site.

Verifique se os seus vídeos já estão no ar!

Agora que você já enviou o seu vídeo, é hora de partirmos para o que realmente interessa: o Audio Swap. Cada vídeo possui um breve relatório que fica logo ao lado da sua miniatura na página “Meus Vídeos”. Na parte inferior de cada relatório, existe uma espécie de “rodapé” com botões que executam diversas funções como “Reproduzir”, “Editar”, “Anotações”, “Audio Swap” e “Insight”.

Clique em

Para bom entendedor, meia palavra basta – então, clique no botão “Audio Swap”! Você será redirecionado para a página de seleção de trilha sonora. É importantíssimo lembrar que ao utilizar este recurso todo o áudio original do seu vídeo será substituído pela música que você escolher! Portanto, escolha com bastante cautela. Afinal, nada mais estranho do que um vídeo de uma apresentação de balé ao som de heavy metal, não? Mas se este é o seu objetivo, vá em frente!

Escolha sua música favorita para ser a trilha sonora do vídeo!

Uma vez nesta janela, é hora de se divertir, escolhendo a música que vai tocar no seu vídeo. Existem várias opções para agradar quase todos os gostos. Até os preguiçosos podem ser ajudados pelo YouTube com o botão “Estou com sorte”. Este comando fará com que o sistema escolha uma música para o seu vídeo aleatoriamente. Contudo, se você é do tipo detalhista e gosta de cuidar pessoalmente de cada detalhe, navegue pelas listas de Gênero, Artistas e Trilhas até encontrar a canção perfeita.

Agora que você já escolheu a música ideal, clique em “Visualizar” logo abaixo da miniatura do vídeo. Este processo pode demorar um pouco devido aqueles fatores sobre os quais já falamos. Portanto, nesses casos, a paciência é mais que uma virtude! Depois que você já viu como o seu vídeo vai ficar, terá duas opções: publicá-lo ou começar novamente.

Se você gostou do resultado, clique em “Publicar”. Mas, se você prefere escolher uma outra música, não há problema algum! Volte ao painel de navegação com aquelas listas e ouça as músicas disponíveis para o Audio Swap. Ao publicar o seu vídeo você verá uma faixa verde informando que dentro de alguns minutos a sua alteração terá efeito. Aguarde e verifique se tudo correu bem.

Gostou? Você pode fazer isso com qualquer vídeo enviado para a sua conta no YouTube! Também não há um limite de vezes para a utilização do Audio Swap, tudo dependerá da sua criatividade e gosto musical. Conte para a gente como foi a sua experiência ao mudar a trilha sonora do seu vídeo! Qual é o melhor estilo musical para um vídeo que falasse sobre o Baixaki, na sua opinião? Você usaria o Audio Swap?

Fique ligado para as próximas dicas sobre YouTube e outros serviços da internet!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.