Audacity: descubra como aumentar o volume das suas gravações

1 min de leitura
Imagem de: Audacity: descubra como aumentar o volume das suas gravações

Se você está começando agora no mundo das gravações de áudio e se pergunta como aumentar o volume dos seus podcasts, músicas ou qualquer outra coisa que você grave, fique atento para estas dicas. Afinal, não é preciso aumentar o volume só nas suas caixas de som para ouvir melhor. Se o arquivo de som estiver com o áudio baixo, pouco vai adiantar. Portanto, se você ainda não tem o seu Audacity, clique aqui para baixar e conferir um dos melhores programas gratuitos para edição de som que o Baixaki disponibiliza para você.

Tudo o que você vai precisar para realizar este tutorial é:

  • Um bom microfone

  • Audacity já instalado no seu computador


Portanto, não perca tempo e grave qualquer som no seu editor de áudio. Feito isso, você vai notar que as linhas que mostram qual é a intensidade com que o som está sendo registrado. O nome exato destas linhas é “curvas de som”. Com elas você pode ter uma ideia do volume em que o áudio foi gravado.

Caso as suas curvas tenham ficado muito baixas, significa que o volume do que você gravou está bem baixo. Para aumentá-lo o processo é bastante simples. Basta selecionar a Ferramenta de Seleção () para marcar todo ou um trecho do que foi gravado previamente e acessar o menu "Efeitos" e em seguida clicar em "Amplificar" . Confira a imagem abaixo para visualizar este processo.

Quando você clicar em “Amplificar”, verá uma nova janela com uma barra de controle e uma checkbox para “Permitir clipping”. Não é obrigatório marcar esta caixa. Porém, se você está trabalhando com áudio em Stereo, é recomendável marcar para que um dos lados não fique mais amplificado que o outro. Tome cuidado para não exagerar na quantidade de decibéis. Você pode acabar distorcendo o som e provocando ruídos desnecessários na sua gravação.

Compare os resultados na imagem abaixo:

Você pode selecionar toda a sua gravação pressionando CTRL A no teclado, caso deseje aumentar o volume de todas as curvas de som.

Muito bem, agora que você já aprende como aumentar o volume das suas gravações no Audacity, não há mais motivos para não produzir materiais interessantes e enviá-los para os seus amigos! Conte para a gente sobre os seus resultados! Você conhece alguma outra maneira? Diga qual é no seu comentário!

Fiquem ligados para mais dicas do Audacity e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.