Airbag inteligente em forma de jaqueta combina proteção com estilo

1 min de leitura
Imagem de: Airbag inteligente em forma de jaqueta combina proteção com estilo

Motocicletas não são consideradas veículos seguros, especialmente por causa da exposição dos pilotos e do contato direto com o chão ou com outros elementos da pista na hora de acidentes, mas isso está prestes a mudar. A Alpinestars já começou a divulgação do Tech-Air Street, um sistema de airbags em forma de jaqueta que promete conforto e segurança ao mesmo tempo para motociclistas.

O airbag conta com um algoritmo inteligente que detecta o momento do impacto para ser ativado na hora certa — e isso vale para quando o piloto estiver parado ou em movimento. Ele se infla usando ar comprimido em regiões específicas, protegendo costas, tórax, rins e ombros. Fora a jaqueta em si, há uma unidade de controle, o reservatório de ar comprimido e dois cabos para conexão. Uma bateria íon-lítio que dura 25 horas faz o sistema todo funcionar.

O equipamento já é utilizado no mundial de motovelocidade, o MotoGP, desde 2009. Modelos para "pilotos urbanos" também já estava disponíveis para venda, mas nenhum era confortável (todos eram uma grande peça de difícil remoção) ou dedicado ao uso casual. Em um dos usos da tecnologia no MotoGP, o airbag do piloto Jorge Lorenzo abriu-se em 760 milissegundos (ou 0,76 segundos) durante uma queda em 2011 e fez com que o piloto saísse sem grandes lesões do acidente.

O Tech-Air Street estará disponível em dois modelos: Valparaiso (para aventura e turismo) e Viper (para ambientes urbanos e com visual mais estiloso). O lançamento está programado para acontecer a partir de março de 2015 na Europa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.