Piloto atinge 441 km/h e quebra recorde de velocidade no deserto de sal

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A gente já falou aqui de um cara que alcançou 400 km/h numa Kawasaki H2R. O que o pessoal da fabricante britânica Triumph e o piloto Guy Martin – conhecido por colocar o pescoço à prova no Tourist Trophy da Ilha de Man – estão fazendo, no entanto, alcança um outro nível: eles estão se preparando para quebrar o recorde mundial de velocidade sobre um veículo de duas rodas.

A parte legal é que para fazer isso, é necessário fazer muitos testes: como essas marcas geralmente são estabelecidas no deserto de sal de Bonneville, nos Estados Unidos, as condições climáticas precisam estar perfeitas – isso significa que não pode haver ventos fortes e a superfície precisa estar a mais plana possível.

Foi em um desses testes, que ocorreu durante a manhã de hoje, que Martin quebrou outro recorde: o da Triumph mais rápida do mundo. Batendo o 441 km/h, o piloto inglês superou a marca oficial anterior que era de 394 km/h e também a não oficial de 424,8 km/h, ambas estabelecidas por Bob Leppan a bordo de sua Gyronaut X-1 há 46 anos.

Tanto Guy Martin quanto a equipe da Triumph estão em Bonneville há alguns dias fazendo testes com o Rocket Streamliner para a tentativa oficial de quebra do recorde mundial, em um processo que envolve o acerto da “moto” e também a preparação do piloto, que precisa se acostumar com a superfície e a altíssima velocidade.

“É ótimo que estejamos indo na direção certa, mas esse é apenas um passo no caminho do que eu e a equipe viemos aqui para fazer”, disse Martin.  O recorde a ser quebrado pertence a Rocky Robinson e foi estabelecido em 2010, quando ele atingiu 605,697 km/h.

A Triumph Infor Rocket Streamliner conta com um monocoque de fibra de carbono e kevlar que tem 7,77 metros de comprimento e apenas 60 centímetros de largura. Ela é impulsionada por dois motores da Triumph Rocket III turbinados e abastecidos com metanol. Juntos, eles geram 1.000 cavalos a 9.000 RPM.

Ainda não se sabe quando a passagem definitiva vai acontecer, já que a equipe depende de diversas variáveis climáticas para fazer sua tentativa.

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