Light Rider: conheça a primeira moto elétrica impressa em 3D

1 min de leitura
Imagem de: Light Rider: conheça a primeira moto elétrica impressa em 3D

Motocicletas elétricas ainda não são tão comentadas quanto carros elétricos, mas isso não deixa o segmento menos inovador ou surpreendente. A APWorks, subsidiária do Grupo Airbus, apresentou recentemente a mais nova prova disso: a Light Rider, uma moto elétrica com toda a sua estrutura impressa em 3D.

Ela é a primeira motocicleta desse tipo e pesa apenas 35 kg totalmente montada, com bateria, rodas, etc. A estrutura principal, entretanto, que é de fato impressa em 3D, pesa somente 6 kg, uma vez que foi feita em uma liga de alumínio especial chamada pela APWorks de “Scalmalloy”, que é super-resistente.

O processo de impressão acontece em uma impressora que vai solidificando o pó desse material, camada após camada. Com essa sobreposição sendo repetida incontáveis vezes, o aparelho vai tomando forma.

O processo de impressão acontece em uma impressora que vai solidificando o pó desse material, camada após camada

A fabricante vai produzir apenas 50 unidades da Light Rider, e já é possível fazer a encomenda de um modelo, caso você tenha dois mil euros sobrando no bolso. O valor final da motocicleta é 50 mil euros, o equivalente a quase R$ 200 mil, considerando a cotação de hoje.

A moto definitivamente não é muito veloz, mas com certeza daria para o gasto na cidade. Ela alcança até 80 km/h de velocidade e consegue rodar até 60 km com uma carga completa na bateria. Esse componente é inclusive removível, deixando espaço para você simplesmente trocar a célula descarregada por uma cheia em poucos instantes.

A fabricante ainda diz que ela consegue alcançar a velocidade de 45 km/h saindo do zero em apenas 3 segundos, o que é uma marca relativamente boa. Contudo, infelizmente não foram realizados testes com ela nem adequações para que possa rodar nas ruas. Mesmo assim, se você se interessou, confira mais detalhes e compre uma unidade através deste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.