8 dicas para quem acabou de comprar o Novo Moto G ou o Novo Moto X e mais!

6 min de leitura
Imagem de: 8 dicas para quem acabou de comprar o Novo Moto G ou o Novo Moto X e mais!

Os mais recentes aparelhos das linhas Moto G e Moto X chegaram ao mercado nacional no começo de setembro com a promessa de “tremer as bases” do segmento de smartphones. A aposta da companhia norte-americana, apesar de ousada, fazia todo sentido, principalmente se considerarmos o sucesso que o antecessor do Novo Moto G fez no mundo todo e, especialmente, aqui no Brasil.

Já o Novo Moto X veio para substituir o smartphone não tão popular da geração anterior, o Moto X, com a promessa de um desempenho de top de linha, mas com preço não tão exorbitante. Os recém-lançados aparelhos da Motorola são frequentemente referenciados com a palavra “novo” antes do nome para diferenciá-los dos modelos anteriores. Porém, a Motorola prefere manter a mesma designação, adicionando, algumas vezes, a alcunha de “2ª geração” para fazer a distinção entre as versões quando necessário.

Muitas pessoas já podem contar vantagem em relação aos outros dizendo que já estão utilizando o seu Novo Moto G ou Novo Moto X, mas você realmente está tirando proveito de todas as funcionalidades do seu smartphone?

Neste artigo, vamos ajudar os leitores que já podem ostentar os novos dispositivos da Motorola, mas ainda não exploraram todos os seus recursos. Damos dicas de aplicativos e funcionalidades que podem ser explorados em ambos os modelos. No entanto, também disponibilizamos algumas opções específicas para cada versão.

Ressalva!

Apesar de algumas pessoas nutrirem certo preconceito em relação a aplicativos próprios das empresas, existem opções verdadeiramente úteis. Na seleção a seguir, listamos vários apps da própria Motorola que podem oferecer recursos que batem de frente com opções de terceiros.

1. Conheça o seu dispositivo com o Ajuda Motorola

O app foi especialmente desenvolvido para quem está entrando no universo dos smartphones. Essa opção substituiu o Moto Care em alguns dispositivos e apresenta uma série de FAQs (perguntas frequentes), tutoriais e dicas sobre o aparelho.

Além disso, o Ajuda Motorola oferece um canal direto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor Motorola caso você precise de suporte. Uma grande vantagem é que o Ajuda Motorola não é uma exclusividade dos novos aparelhos: ele é compatível com uma série de outros dispositivos da empresa.

2. Migre os dados do dispositivo antigo

O Motorola Migrate, ou Migração Motorola, é o aplicativo ideal para quem não está desembarcando no universo dos smartphones e já possuía um aparelho antes do Moto X e Moto G. O mais interessante é que não importa se o seu dispositivo tinha como sistema operacional o iOS, o Android ou outro qualquer.

Esse app permite transferir contatos, eventos do calendário, fotos, mensagens de texto e muito mais. Alguns itens para migração podem depender do aparelho a partir do qual você está partindo, mas a maioria das opções está disponível independente do sistema.

3. Habilite widgets na tela de bloqueio

Essa opção (não exclusiva dos aparelhos da Motorola) é muito atraente por possibilitar interagir com uma série de aplicativos sem ao menos desbloquear o aparelho. Para habilitar essa função, basta ir até Configurações > Segurança e deixar marcada a caixa de seleção “Permitir widgets”.

Uma série de aplicativos nativos no smartphone permite uma exibição na tela de bloqueio. No entanto, há muitas outras opções na Google Play que também oferecem interação com o dispositivo enquanto ele ainda está bloqueado.

4. O Alerta Motorola para casos emergenciais

Com uma funcionalidade muito interessante, o Alerta Motorola (ou, em inglês, Motorola Alert) é ideal para situações emergenciais. O aplicativo notifica rapidamente os seus amigos e familiares sobre sua localização, funçao extremamente útil em casos de perigo. Nestes casos, o app também permite ao celular emitir alarmes sonoros ou discar para números de emergência.

Configurar o aplicativo é muito fácil: basta iniciá-lo pela primeira vez e seguir os passos sugeridos pelo software. O programa perguntará quem e como contatar em casos de emergência, além de permitir inserir um número em casos de perigo. Uma das funcionalidades que merece destaque, entretanto, é a possibilidade de emitir avisos quando o celular chega a determinado local. Esse recurso é especialmente útil para quem vive se esquecendo de avisar que chegou em casa, por exemplo.

5. Estenda a vida útil da bateria

Recurso disponível em praticamente todos os aparelhos atuais, essa opção desabilita ou limita algumas funcionalidades do smartphone para poupar energia. Isso é especialmente útil caso o seu dispositivo não possua uma bateria removível, caso dos novos celulares da Motorola.

Para habilitá-lo, basta apenas ir até a opção Configurar > Bateria > Economia de bateria e deixar ligada a função. Essa mesma tela oferece informações interessantes caso você deseje saber como está o consumo de carga de seu aparelho. Entretanto, essa funcionlidade não está disponível no Novo Moto X.

6. Coloque o aparelho para trabalhar em seu favor com o Motorola Assist

O Motorola Assist (Assistente Motorola, em tradução não oficial para o português) é um aplicativo dos aparelhos da companhia que coloca o smartphone para trabalhar em seu favor. Com ele, é possível determinar quando você quer ser incomodado e quando não quer. Em reuniões, por exemplo, pode-se colocar o dispositivo para não emitir qualquer som e só avisar sobre as ligações e mensagens após determinado horário.

Quando estiver dirigindo, o app lê mensagens de texto ou reproduz músicas automaticamente. Enfim, podem-se definir comportamentos do aparelho que se adaptem a várias situações do seu dia a dia, funcionando exatamente como um assistente pessoal.

7. Ajude o meio ambiente com o EcoMoto

Essa é outra opção para quem está migrando de celular. Com a ajuda do EcoMoto, você descobre onde pode descartar eletrônicos que já chegaram ao fim da vida útil. Isso inclui baterias, pilhas, acessórios e outros aparelhos celulares.

Portanto, se você quer se desfazer de seu dispositivo antigo, baixe o EcoMoto e descubra onde você pode deixá-lo com a certeza de que você está ajudando a natureza. Os pontos de coleta geralmente estão localizados em Serviços Autorizados Motorola, lojas de operadora ou de varejo.

8. Tire screenshoots de forma fácil e rápida

Essa funcionalidade, na verdade, está disponível em vários aparelhos recém-lançados com Android. Porém, isso não tira o fato de ela ser extremamente útil. Para capturar tudo o que está acontecendo em sua tela, basta pressionar o botão de desligar juntamente com a opção para reduzir o volume.

As imagens são enviadas automaticamente para a galeria várias screenshoots podem ser registradas em sequência, desde que haja espaço suficiente no dispositivo.

Opções específicas para cada modelo

Além dessas opções listadas acima, há muitas outras que poderíamos mencionar para completar a experiência com o seu novo aparelho. Caso você tenha o Novo Moto X, uma boa pedida são os seguintes aplicativos:

  •          Moto Voice (Moto Voz): competente assistente de voz que permite interagir com o smartphone sem ao menor precisar tocar nele. Esse é um bom substituto do Google Now caso você não esteja satisfeito com ele.
  •          Moto Display (Moto Tela): esse app exibe uma série de informações na tela de bloqueio (como notificações, data e hora) sem a necessidade de ativar o dispositivo.
  •          Moto Action (Moto Ação): aplicativo que utiliza o sensor infravermelho para executar ações de acordo com os movimentos que as pessoas fazem em frente ao smartphone.

E, caso você tenha o Novo Moto G, talvez uma das opções a seguir possa ser bastante útil para você (alguns modelos desse aparelho podem não ser compatíveis com todos estes aplicativos):

  •          TV Móvel: traz a experiência da TV Digital diretamente para o seu dispositivo. O aparelho precisa ter compatibilidade com essa tecnologia para que o app possa ser instalado e executado.
  •          Rádio FM Motorola: esse app traz opções e recursos que facilitam a busca por uma boa estação de rádio, com informações em tempo real sobre as novidades do mundo da música. Mais uma vez, o smartphone precisa ter compatibilidade com essa tecnologia para que o aplicativo possa ser instalado.

--

O que você achou da nossa seleção? Já utiliza ou utilizou algumas das opções listadas acima? Gostaria de recomendar mais alguma alternativa para os leitores do TecMundo? Deixe sua opinião e contribuição no campo dos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.