Análise: monitor LG IPS Touch 23ET83V

5 min de leitura
Imagem de: Análise: monitor LG IPS Touch 23ET83V

Monitor da LG possui 23 polegadas e touchscren com suporte para até 10 toques (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Não há dúvidas de que um bom monitor é essencial para o computador. Seja para ler textos na internet, assistir a filmes ou jogar aquele game tão esperado, a qualidade da imagem influencia muito na experiência final. Por isso, características técnicas das telas, como níveis de brilho, contraste e outras funções, precisam sempre ser levadas em consideração na hora da compra.

E se antes as pessoas reclamavam quando você tocava com o dedo na tela do monitor, agora as empresas esperam que você faça isso, visto que muitos modelos têm saído de fábrica com o recurso de touchscreen. Alguns, como é o caso deste produto da LG, possuem até mesmo suporte para múltiplos toques, com direito a 10 pontos ativados simultaneamente.

O monitor LG IPS Touch 23ET83V, além de chamar a atenção pelo design, possui essa e outras características que podem ajudar profissionais de design e outras áreas a agilizarem suas tarefas. Confira, a seguir, os prós e contras do produto.

Especificações Técnicas

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Aprovado

Design e inclinação

A primeira impressão é a que fica e, no caso do LG 23ET83V, ela é muito positiva. Disponível nas cores branca e preta, esse monitor possui cantos arredondados e um menu discreto na parte inferior direita. O botão de liga/desliga possui um LED vermelho que pode ser desabilitado, caso o brilho incomode.

Mas o que chama a atenção é o ajuste manual que permite estabelecer o ângulo de inclinação da tela. O controle é bastante preciso e firme, fazendo com que a tela sempre fique na posição desejada pelo usuário. O ajuste máximo é de 20 graus de inclinação.

HDMI em dobro

Quem compra um monitor de LED de 23 polegadas talvez pense em usá-lo, por exemplo, para assistir a filmes em Blu-ray ou ligar o video game. A maior parte dos monitores vendidos no Brasil possui uma única entrada HDMI, que acaba sendo compartilhada pelo PC e por outros dispositivos.

Duas portas HDMI estão disponíveis para uso (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para resolver esse tipo de situação, o LG 23ET83V conta com duas portas HDMI presentes na parte de trás. Há também uma saída de áudio comum, que pode ser usada para fones de ouvido e caixas de som.

Toque piano na tela

Usar uma tela touchscreen na posição vertical é algo que Steve Jobs reprovaria. Mas acredite: não é ruim. Além de poder utilizar gestos bastante intuitivos para operar o Windows 8, esse tipo de recurso pode facilitar o trabalho de designers, por exemplo.

Chegamos, inclusive, a testar a tela com uma caneta feita para tablets. Apesar de não ter a precisão que um ilustrador gostaria, por exemplo, ela funciona muito bem para amadores e crianças.

Jogar pinball no Windows 8 nunca foi tão divertido (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Porém, o ponto alto do touchscreen deste monitor é o fato de ele ter suporte para até 10 toques simultâneos. Dessa forma, você pode jogar o game Pinball FX2 com os dedões na tela, como se estivesse em uma máquina de verdade. E, se instalar um simulador de piano, pode até tocar uma sinfonia completa.

IPS: maior ângulo de visão

Quando um grupo grande se reúne em torno de um notebook, as pessoas que ficam nos cantos tendem a ter uma visão prejudicada da tela, enquanto a visão privilegiada fica apenas para quem estiver de frente para ela. Além disso, telas LCD de baixa qualidade costumam apresentar distorção nas cores.

Mas em displays com a tecnologia IPS, como é o caso do LG 23ET83V, as cores não mostram variação de temperatura e se mantêm mais reais. Outro ponto forte deste monitor é o fato de que o ângulo de visão é muito maior, podendo chegar a 178 graus.

Reprovado

Reflexos excessivos

Um dos pontos que chamaram a atenção negativamente durante a análise do LG 23ET83V foi o reflexo excessivo apresentado na tela. O painel de vidro desse monitor acaba refletindo demais a luminosidade das lâmpadas de um escritório, por exemplo, o que pode incomodar o usuário.

Testes de desempenho

Ajuste-padrão de nitidez

Durante nossos testes de desempenho, notamos que as configurações de fábrica da LG são insuficientes. Submetemos o LG 23ET83V aos mesmos testes pelos quais passou o Samsung Series 9, com o intuito de avaliar contraste, nitidez da imagem e a exibição de gradientes, mas os resultados foram um pouco diferentes.

No teste de contraste, o resultado foi o esperado: os retângulos mais à esquerda continuaram visíveis, enquanto os da direita não se misturaram. Isso comprova que a taxa de contraste estipulada pela fábrica é bastante satisfatória.

Configurações de fábrica foram competentes no contraste da imagem (Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)

Em relação aos gradientes, também não observamos interferências. A transição se dá de forma suave e sem linhas, cores ou bandas que possam indicar algum problema de desempenho.

(Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)

Entretanto, o teste de nitidez apresentou alguns problemas. Para entender como ele funciona, saiba que a imagem abaixo deve ficar completamente cinza, muitas vezes até mesmo se mesclando com o círculo do centro, ao nos distanciarmos da tela ou apertarmos os olhos como se fosse míope.

Desempenho no teste de nitidez não foi dos melhores (Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)

No caso do LG 23ET83V, o padrão de nitidez estipulado pela fábrica impede que isso aconteça, mantendo as linhas e quadrados bastante visíveis. Com ajuste manual, é possível encontrar uma configuração melhor, mas ainda assim insuficiente para fazer com que a imagem pareça constituída de uma cor sólida. Isso nos deixa com a impressão de que até mesmo o intervalo de ajuste da nitidez da imagem tenha algumas limitações indesejadas.

Vale a pena?

A qualidade de imagem de um monitor é essencial, tanto para usuários que passam a maior parte do tempo trabalhando com processadores de texto quanto para quem precisa editar imagens ou quer apenas se divertir com games. E, nesse quesito, o LG 23ET83V é bastante competente.

Apesar das falhas apresentadas durante o teste de nitidez da imagem, o monitor possui desempenho bastante satisfatório. A presença da tecnologia IPS é um diferencial importante, assim como um maior ângulo de visão. Além disso, destaca-se também a pré-configuração de imagem para games, que realça as cores de maneira impressionante.

Detalhes do menu de configuração do monitor da LG (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como se não bastasse, o design do produto é elegante e a base permite o ajuste de ângulos de maneira muito precisa. A presença de duas portas HDMI também é um diferencial louvável, já que mais de um aparelho pode ser conectado a ele.

O único ponto a ser considerado como prejudicial é mesmo o nível de reflexo na tela. Em ambientes com muitos focos de luz, talvez haja a necessidade de posicionar o monitor em um canto mais estratégico, que não cause tantos reflexos.

E, por incrível que pareça, o valor do produto não é um absurdo, visto que a fabricante sugere a comercialização do LG 23ET83V por cerca de R$ 1.399, valor que está dentro da faixa praticada por essa classe de produto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.