Desktops compactos: a nova onda

4 min de leitura
Imagem de: Desktops compactos: a nova onda

A redução do tamanho dos eletrônicos é uma tendência e, olhando um pouco para a evolução dos computadores, percebe-se que a história é a mesma. Em poucas décadas o computador deixou de ocupar uma sala inteira e pode ser carregado em seu bolso. Contudo , não são apenas os computadores portáteis que estão reduzindo suas dimensões, estão embarcando na mesma onda e conseguem ser menores que um laptop. Quem são eles, para que servem e como eu vou encontrar um que atenda minhas expectativas?

Atualmente, o número de vendas dos notebooks superou a dos desktops e alguns especialistas apontam para a futura extinção dos computadores de mesa. Enquanto este dia não chega, percebe-se claramente a redução dos notebooks e o crescimento de um novo mercado de portáteis, os netbbooks (laptops ainda menores). A moda dos desktops compactos não é de hoje, mas atualmente eles estão se especializando em diversas funções, certamente você vai encontrar um que pode agradar você.

Estes são alguns desktops

Gabinetes reduzidos

Enquanto alguns gamers não fazem a menor questão de reduzir o tamanho do seu gabinete de acrílico com luzes de neon, modelos slim estão tomando seu reduzido espaço nas mesas de trabalho. Não é apenas uma questão de dimensões, os modelos menores também se preocupam mais com a estética do aparelho. Como a tendência de seus componentes internos também é reduzir seu tamanho, os gabinetes menores não custam mais ou ficam devendo em desempenho necessariamente.

Os gabinetes reduzem seu tamanho

Um bom investimento nesta ideia são os computadores OptiPlex 760 e 960 da Dell. A empresa oferece o mesmo modelo com gabinetes de diferentes tamanhos e, acredite, tem gente que ainda prefere os modelos espaçosos. Com a diferença média de apenas R$ 50,00 a R$ 200,00 você troca o grandalhão por um gabinete que ocupa metade do espaço em sua mesa, conservando as mesmas especificações técnicas. A HP também investe em modelos compactos, mas que não possuem opções de diferentes de tamanho.


Conheça os Mini Computadores


O pequeno notável

Embora menores, modelos como o do exemplo acima ainda se baseiam na ideia antiga de desktops. Os mini desktops são muito menores que eles e, na verdade, estão no mercado a mais tempo do que muitos pensam. Lançado em janeiro de 2005, o Mac Mini, é o modelo mais compacto da Apple com impressionantes 16,5 cm de comprimento e largura e 5 cm de altura.

Mac Mini

À primeira vista parece tratar-se de um HD externo ou outro periférico qualquer, mas o fato é que se trata de um computador com design impressionante. Seu tamanho mínimo representa fragilidade e pouco desempenho, no entanto, o Mac Mini impõe respeito e faz com que muitos grandalhões tremam diante do seu hardware e do seu sistema operacional. Por outro lado, seu preço não se encaixa entre os mais convidativos.

Mac Mini


Preço e tamanho reduzidos

OptiPlex 160

Modelos recentes provam que não é preciso gastar muito para ter seu desktop do tamanho de drive de DVD. O OptiPlex da Dell é capaz de deixar qualquer desktop padrão morrendo de inveja da sua silhueta de modelo internacional (os mesmos 5 cm de largura). Com conexão WiFi e recursos de qualquer computador comum, seu grande feito é a pequena diferença de preço em relação aos desktops padrões.

OptiPlex 160


Centro de Mídia

Entre outras funções, os computadores estão atuando como centros de mídia. Além de reproduzir CDs, DVDs e outros discos, eles podem se conectar a dispositivos portáteis, a outros computadores pela rede e reproduzir fotos, músicas e filme direto da internet. Baseando-se na ideia de muitos usuários em conectar seu desktop padrão a uma TV, alguns modelos começaram a encurtar os cabos e a reduzir o gabinete para roubar o lugar do DVD player na estante.

Studio Hybrid

A materialização deste conceito é o Dell Studio Hybrid, muito parecido com a central de um Home Teather, o modelo apresenta várias cores diferentes para combinar com a sua sala. Seu destaque é a saída HDMI para a reprodução de filmes em alta definição gravador de CD/DVD, embora os modelos importados venham com um drive que também reproduz discos de Blu-ray.

Studio Hybrid


Tudo em um


Não se trata de um termo inventado pela redação do Baixaki, é como são conhecidos os computadores que, além de compactos, dispensam qualquer periférico. Mas como é possível usar um PC sem teclado, mouse ou monitor? A resposta é simples: tudo faz parte de uma única peça no Dell Studio One 19!

O CPU se encontra embutido no monitor que, por sua vez, explora muito bem o recurso touch screen. Teclado, mouse e caixas de som podem ser ligados ao aparelho, mas não se fazem necessários. Sua grande novidade é a interação do usuário com a tela, ou com todo ele, pode-se assim dizer. Os cabos, fios e peças saem da sua mesa para dar espaço a um uso muito mais interativo e agradável para os usuários.

Studio One 19


Todas as especificações técnicas e valor dos aparelhos se referem a opção mais básica de cada modelo. O preço do Dell Studio One 19 foi estimado por não haver revendedor autorizado em território nacional na data deste artigo, seu valor nos EUS é U$ 700,00. Nenhum modelo descrito acima acompanha monitor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.