Cuidados para evitar acidentes na frente do PC!

2 min de leitura
Imagem de: Cuidados para evitar acidentes na frente do PC!

Desde que o uso dos computadores e seus acessórios aumentou dentro da sociedade, é também cada vez maior o número de acidentes envolvendo a máquina. Cabos em locais perigosamente estratégicos, monitores mal colocados em mesas e notebooks distraindo os usuários enquanto são transportados pela casa são alguns dos casos mais freqüentes.

Além disso, essa estranha máquina consegue, em muitos casos, levar seus donos à loucura quando resolve não funcionar direito. Quem nunca deu aquele tapinha amigável no gabinete ou no monitor enquanto nada mais funcionava na tela? Essa pequena frustração pode ficar um pouco mais séria, como no vídeo abaixo:

O COMPUTADOR É NOSSO AMIGO!

Embora em muitos casos não pareça, o computador é um aparelho feito para ajudar as pessoas, facilitando suas tarefas diárias e fazendo com que economizemos tempo, algo cada vez mais valioso em nossas vidas. Desta forma, alguns cuidados básicos podem simplesmente eliminar qualquer acidente envolvendo o computador.

Hey! Olha o fio!

Um dos maiores causadores de acidentes com aparelhos eletrônicos em geral, incluindo os computadores, são os tropeços em fios e cabos situados em locais potencialmente perigosos, onde muitas pessoas passam despercebidas, geralmente.

O cuidado mais básico nessa situação é isolar o fio ou grudar ele no chão, com alguma fita adesiva, por exemplo. Assim, ninguém tropeça e você evita diversos tipos de acidentes, além da chance do seu monitor, modem ou impressora cair no chão acidentalmente.

Gabinete embaixo da mesa

Também já ouvimos diversos depoimentos de pessoas que foram entrar embaixo da mesa para conectar algum pendrive ou cabo e acabaram dando aquela cabeçada na hora de levantar. Quanto a isso, a única sugestão é tomar cuidado ao abaixar e levantar, evitando o problema.

Choques

Gabinetes mal aterrados ou fontes de menor qualidade são sinônimos de choques elétricos em diversos casos. Se esse problema acontecer frequentemente com você, procure desligar a fonte para mexer nos fios situados próximos a ela, ou pedir ajuda profissional para aterrar melhor sua máquina.

Monitores

Lembre-se sempre de colocar seu monitor em um local firme e seguro para utilizá-lo, evitando que ele caia e machuque quem estiver por perto. É essencial tomar cuidado para que os cabos do aparelho também estejam situados de uma forma segura, pois qualquer puxão mais forte pode derrubar a tela, em especial as em LCD, mais leves e fáceis de serem viradas.

E você, já passou por algo parecido?

Aqui em nossa redação, diversas pessoas contaram histórias muito divertidas e inusitadas sobre acidentes ao utilizar o computador, e muitas delas foram usadas como material inicial para as dicas acima. Se você também tem uma, sinta-se à vontade para contá-la, ou apenas dar a sua opinião sobre o tema. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.