Metódos para transformar o seu PC em uma televisão

3 min de leitura
Imagem de: Metódos para transformar o seu PC em uma televisão

Com o avanço da tecnologia dos monitores e televisores, cada dia que passa  é mais comum a  integração destes dispositivos com computadores e notebooks. Desta maneira, você pode assistir seus filmes preferidos através do próprio PC, mas com a imagem sendo reproduzida no seu monitor LCD de trinta polegadas. Do mesmo modo, também já é possível capturar os sinais da TV aberta comum e digital, reproduzindo sua programação no computador, podendo também salvar no disco rígido.

Além dos métodos citados acima, é possível criar várias novas funções combinando esses equipamentos, o que muitas vezes confunde o usuário, que fica perdido com tantas opções. Por esse motivo, neste artigo vamos mostrar as principais formas de integrar seu computador com a sua televisão ou monitor, exemplificando as aplicações de cada caso.

Capture o sinal de TV no seu próprio computador


Placa de capturaO primeiro método que vamos destacar é o uso de uma placa de captura de vídeo com sintonizador de TV,  a qual é conectada em slots PCI ou via USB. Através dela, você pode assistir os canais da TV aberta em seu próprio computador, além de salvar os programas exibidos. Assim, não será necessário uma televisão propriamente dita para sintonizar seus canais favoritos.

Há alguns anos este recurso já esta disponível no mercado, através de conexão nos slot PCI e USB. Entretanto, até pouco tempo atrás, o sinal recebido não possuía uma qualidade muito admirável, pelo fato de ser analógico. Agora, com o advento da TV Digital, o seu PC pode sintonizar toda a qualidade existente neste novo tipo de transmissão, deste que a sua placa ou dispositivo de captura possua uma entrada “HDMI”, responsável pelo recebimento do sinal digital.

Uma grande característica deste método é o fato de que os seus programas de TV preferidos podem ser salvos no seus disco rígido e editados através de softwares especiais. Assim, é possível assistir seu filme favorito, mesmo não estando em casa no momento. As placas de captura mais avançadas do mercado já incluem softwares que exploram todo seu potencial.

Exiba o desktop do seu computador em um Televisor ou Monitor LCD


Notebook conectado ao monitorNo caso do Televisor LCD, o seu uso é totalmente distinto do que foi descrito anteriormente. Por ser uma uma televisão acima de tudo, capta o sinal diretamente no próprio aparelho. Logo, você pode assistir todos seus programas favoritos sem precisar que o computador esteja ligado.

O grande destaque deste aparelho é o fato que ele também pode ser usado como monitor para o seu computador, desta maneira, exibindo toda a atividade em seu PC de forma otimizada. Por exemplo,   suponha que o seu notebook possua um leitor de DVDs e que você esteja com vontade de assistir seu filme favorito. Caso você utilizar a tela padrão do seu notebook, estará perdendo grande parte do atrativo gráfico do filme. Para resolver este problema, é possível conectar um monitor ou televisor LCD ao laptop, desta forma, montando um sistema multimedia em sua casa.

Ao término do filme exibido, ou apresentação multimídia concluída, você pode voltar o monitor para o modo “Televisão”, desta forma, assistir a programação no formato analógico ou digital, dependendo do tipo de sinal existente em sua cidade.

Caso você não necessite um Televisor propriamente dito, um simples monitor LCD também pode ser conectado em seu computador para a exibição de seu desktop em resoluções maiores.

Qual o sistema mais indicado?

Qual escolher?Apesar das tecnologias acima possuírem fins distintos, muitas pessoas confundem suas aplicações, não sabendo direito o que comprar na loja. Resumindo, caso você deseje assistir televisão no seu próprio PC, salvando e editando os programas conforme sua necessidade, a adesão de uma placa de captura é a melhor opção.

Contudo, se o seu objetivo é projetar o conteúdo que está sendo exibido no seu desktop, adquirir um grande monitor torna-se a melhor alternativa. Caso deseje também assistir televisão em altíssima qualidade, é mais recomendado a utilização de uma televisor LCD, que também funciona como monitor.

Também é possível combinar os métodos descritos acima. Por exemplo, você pode capturar o sinal de TV através da placa em seu PC e usar um monitor grande para ampliar a imagem. Contudo, talvez a qualidade de imagem não seja tão boa comparada com um televisor LCD propriamente dito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.