Dona da 99 vai operar frota global de 'Taxis Robô' da Volvo

1 min de leitura
Imagem de: Dona da 99 vai operar frota global de 'Taxis Robô' da Volvo
Imagem: Volvo

A empresa chinesa Didi Chuxing, que é dona da 99, fechou uma parceria com a Volvo para fabricar carros autônomos. A concorrente da Uber está montando uma frota global de táxis robóticos que não precisam de motoristas, e a montadora vai ajudar com seus veículos.

Segundo um comunicado da Didi, a frota de carros inteligentes será feita utilizando o SUV XC90. As tecnologias de direção autônoma serão fornecidas pela dona da 99, que possui uma subsidiária focada no setor, mas o carro da Volvo conta com sistemas que ajudarão a tornar a direção ainda mais segura.

Carro da Volvo que será utilizado na frota da Didi.Carro da Volvo que será utilizado na frota da Didi.Fonte:  TechCrunch 

Com cerca de 500 funcionários, a divisão de carros autônomos da Didi já recebeu mais de US$ 800 milhões em investimentos para desenvolver novas tecnologias. A subsidiária possui o apoio de grandes nomes do setor de investimentos, como SoftBank e IDG Capital, e já está realizando testes com sua solução para veículos inteligentes.

A parceria com a Volvo mostrará os resultados do trabalho da subsidiária em seu projeto mais avançado, o software chamado Gemini. A plataforma de direção autônoma utiliza diversos sensores, além de conexão 5G, para entregar um sistema inteligente e que, futuramente, não precisará de motoristas nem mesmo para supervisão.

Gigante chinesa

A investida da Didi Chuxing no mercado de carros autônomos chama a atenção por causa da presença da companhia na China. A empresa trabalha no mercado de corridas compartilhadas desde 2012 e chegou a fazer a Uber sair do país asiático por causa da forte concorrência.

Em 2018, a Didi Chuxing também adquiriu brasileira a 99 em um negócio avaliado em US$ 1 bilhão. A gigante chinesa já investia no aplicativo nacional, mas resolveu comprar a plataforma para garantir presença no nosso país e competir com a Uber no país.

Com a presença da Didi por aqui, a tendência é que os carros autônomos da companhia acabem dando as caras no Brasil futuramente. No entanto, isso ainda deve demorar, já que a empresa acaba de anunciar sua parceria com a Volvo e ainda possui muitos testes pela frente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.