menu
Logo TecMundo
Transportes

Prédio de 7,6 mil toneladas é transportado pelas ruas de Xangai [vídeo]

Para preservar a integridade do prédio histórico, engenheiros optaram por fazer a construção 'caminhar' com pernas robóticas

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

schedule26/10/2020, às 08:00

Prédio de 7,6 mil toneladas é transportado pelas ruas de Xangai [vídeo]Fonte:

Imagem de Prédio de 7,6 mil toneladas é transportado pelas ruas de Xangai [vídeo] no tecmundo

Um prédio de cinco andares, pesando cerca de 7,6 mil toneladas, foi inteiramente transportado de um local para outro na cidade de Xangai, na China. A escola primária Lagena, uma construção histórica de 1935, foi realocada com o uso de pernas robóticas instaladas na base do edifício.

Para abrir espaço para a construção de um novo centro comercial na cidade, e ao mesmo tempo preservar a tradicional escola, os engenheiros optaram por erguer o prédio e colocá-lo sobre 198 pernas robóticas especialmente projetadas, conforme informações da imprensa estatal.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

As milhares de toneladas da construção de concreto fizeram uma "caminhada" por 61,7 metros pelas ruas da maior cidade da China. Segundo a emissora CFTV, a operação foi concluída em 18 dias e terminou no dia 15 de outubro. Agora a escola está sendo reformada para sua preservação histórica. Veja como foi:

Construções caminhantes

Embora incomum, e complicado, mudar prédios de lugar é um procedimento possível, e que vem sendo executado pela engenharia chinesa, geralmente com a ajuda de trilhos gigantes. Porém, a arquitetura irregular da escola Lagena revelou-se um desafio, uma vez que o uso de trilhos poderia comprometer sua estrutura. 

Por isso, os engenheiros optaram por essa solução inédita de utilizar pernas robóticas, associadas a uma técnica de deslocamento semelhante a uma caminhada. 

Não é a primeira vez que Xangai encanta o mundo com "construções caminhantes". Em 2017, um templo budista de 135 anos de 2 mil toneladas teve que ser movido cerca de 30 metros, para prevenção de possíveis incêndios decorrentes da queima de incenso feita por visitantes.