menu
Logo TecMundo
Transportes

ONG cria carroças elétricas para catadores de lixo no Brasil

Modelos desenvolvidos pela organização Pimp My Carroça têm como objetivo reduzir os ricos de saúde dos catadores e favorecer a geração de renda

schedule30/09/2020, às 05:30

ONG cria carroças elétricas para catadores de lixo no BrasilFonte:  Pimp My Carroça/Divulgação 

Imagem de ONG cria carroças elétricas para catadores de lixo no Brasil no tecmundo

Um projeto chamado Carroças do Futuro está dando carroças e triciclos elétricos a catadores de lixo, que, em razão da força bruta que utilizam, podem desenvolver graves problemas de saúde. A iniciativa partiu da ONG Pimp My Carroça e desenvolve protótipos baseados no uso de energia renovável, com baixo custo e potencial de escalabilidade.

"O projeto Carroças do Futuro é uma inovação sustentável para ajudar os catadores de materiais recicláveis autônomos a trabalharem com maior eficiência, gerar maior renda e promover qualidade de vida", afirmou a coordenadora do projeto, Adriane Andrade. Vale destacar que, atualmente, os catadores de materiais recicláveis são responsáveis por cerca de 90% da reciclagem no país.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Trabalho em conjunto

a  Pimp My Carroça/Divulgação 

O projeto foi criado em 2019 em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), que forneceu orientações técnicas para tirar as ideias do papel. No mesmo ano, foi realizado um Hackathon que reuniu catadores, parceiros e especialistas, como designers, engenheiros e profissionais que atuam na área de gerenciamento de resíduos. 

Em conjunto, eles discutiram expectativas sobre os aprimoramentos nas carroças e seus desafios principais. O resultado desse evento foi a criação de seis protótipos, incluindo uma carroça elétrica que está em fase de ajustes.

Modelos elétricos nas ruas

Imagem do triciclo elétrico à esquerda e da carroça elétrica à direita.Triciclo elétrico à esquerda e carroça elétrica à direita.

Em agosto deste ano, o Pimp My Carroça doou dois triciclos elétricos para catadores de São Paulo e um para a cooperativa de catadores Cooperben, localizada em Guarujá (SP). Desde então, o projeto tem acompanhado os catadores de perto para colher feedbacks que, futuramente, serão utilizados para aprimoramentos.

Segundo a ONG, "a proposta é construir, replicar e dar escalabilidade a modelos de protótipos que atendam às necessidades dos catadores de materiais recicláveis, valorizando e potencializando esse serviço".