Maior avião do mundo, Stratolaunch completa o seu primeiro voo

1 min de leitura
Imagem de: Maior avião do mundo, Stratolaunch completa o seu primeiro voo

A Stratolaunch Systems Corporations realizou neste final de semana um feito histórico com completar o primeiro voo com o maior avião do mundo. Chamado de Stratolaunch, a máquina tem a maior envergadura da categoria, com 117 metros de comprimento, e pesa (vazio) incríveis 226 toneladas.

O feito foi realizado no último sábado (13), quando o avião deixou o Porto Aeroespacial de Mojave, nos Estados Unidos, às 10 horas da manhã, horário local. O voo teve duração de 150 minutos e alcançou 17 mil pés de altura, com o aeroplano chegando à velocidade máxima de 304 km/h.

“Que voo primeiro voo fantástico”, celebrou o presidente da Stratolaunch Jean Floyd. “O voo de hoje reforça a nossa missão de fornecer uma alternativa versátil aos sistemas lançados no solo”, completou o executivo.

Avaliação de recursos

O voo inaugurou tinha avaliou recursos de manejo e desempenho da aeronave. Neste primeiro teste, foram executadas, por exemplo, manobras de controle de voo para calibrar a velocidade e averiguar os sistemas de controle de voo, informa a fabricante. Além disso, o piloto realizou exercícios de aproximação de aterrissagem simulada a uma altitude máxima de 15 mil pés sobre o nível do mar.

Desenvolvida para transportar foguetes a uma altura de 35 mil pés a fim de baratear os custos de lançamentos espaciais, o peso do Stratolaunch pode chegar a 590 toneladas com a aeronave totalmente carregada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.