6 patentes curiosas que podem aparecer futuramente nos aviões comerciais

2 min de leitura
Imagem de: 6 patentes curiosas que podem aparecer futuramente nos aviões comerciais

A tecnologia tem permitido à aviação, que há 30 ou 40 anos oferecia viagens para pouco, estar disponível para um número cada vez maior de pessoas e condições. Nessa tentativa de democratizar o acesso ao transporte aéreo, as fabricantes e companhias têm pensado em inovações e diferenciais, que possam não somente melhor o conforto quanto torná-los mais rentáveis.

Com isso, surgem patentes curiosas, as quais muitas delas podem mesmo aparecer muito em breve por aí. Algumas delas seriam quase impraticáveis ou incômodas; já outras poderiam ajudar a tornar o voo mais agradável.

Vamos a seis desses conceitos registrados ao redor do globo.

1. Assento de bicicleta

aviãoFonte: Xataka

Um documento recente da Airbus mostra que ela tem planos para fazer assentos enfileirados e sem suporte para as costas ou pescoço, no formado de um selim. Embora o esquema pareça claustrofóbico, devido à proximidade dos passageiros, e não prometa muito conforto, essa ideia teria sido confirmado pela própria empresa e os primeiros testes devem começar com as aeronaves A320, em países como a Colômbia.

2. Beliche dobrável

aviãoFonte: Xataka

Em outro conceito de diminuir o espaço pensando que o avião é sua casa, a Airbus teve a ideia de criar um assento sobre o outro, como se fosse um “beliche dobrável”, que ficaria próximo ao teto quando fosse desenrolado.

A ideia parece tão estapafúrdia quanto a anterior — e no próprio desenho do exemplo ilustrado na patente há um passageiro com o pé na cabeça do outro, o que não seria nada adequado. Ainda assim, a companhia continua apostando e não se espante se isso se tornar realidade em breve.

3. Passageiros em pé

aviãoFonte: Xataka

Com a vontade de capitalizar sobre o número de passageiros, a companhia irlandesa RyanAir já pensou na possibilidade de realizar trajetos com o pessoal em pé no seu interior. Empresas chinesas também já cogitaram essa possibilidade, em viagens curtas. Será que dá certo?

4. Quase no colo do outro

aviãoFonte: Xataka

Imagine você entrando no avião e encontrar seu assento na janela depois de duas pessoas quase coladas uma na outra, de frente, em uma configuração que pode se tornar um inferno caso alguém tenha que sair correndo para ir ao banheiro.

O desenho hexagonal foi a “genial” ideia da Zodiac Seats France para aumentar o número de passageiros em um voo. Ainda bem que, pelo menos por enquanto, nenhuma fabricante deu muita bola para isso.

5. Travesseiro frontal portátil

aviãoFonte: Xataka

Bom, essa patente aqui já parece mais funcional. Com ela, seria possível abrir um encosto portátil móvel como se fosse um travesseiro frontal, com abertura no rosto para você respirar tranquilo enquanto se apoia. Pode não seria assim aquela solução ideal, mas pelo menos faz sentido.

6. Avião-balada

aviãoFonte: Xataka

A desculpa é para curar o jet lag, condição psicológica que aparece quando viajamos por diferentes fusos horários. Mas a ideia difundida pela Airbus em 2016 se parece mesmo é com uma balada: o ambiente, chamado de Airspace, teria um controle de temperatura e sistema inteligente de luzes LED, capaz de imitar alterações naturais da luz solar.

Com essa modernidade e visual, acho que o pessoal iria querer festar ao invés de dormir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.