Volvo apresenta seu primeiro caminhão 100% elétrico, o FL Electric

1 min de leitura
Imagem de: Volvo apresenta seu primeiro caminhão 100% elétrico, o FL Electric

É difícil imaginar um veículo mais barulhento do que um caminhão de lixo no cenário urbano, mas parece que a Volvo está trabalhando em deixar essas grandes máquinas consideravelmente mais silenciosas. A empresa apresentou hoje (13) seu primeiro caminhão 100% elétrico, o qual seria consideravelmente menos barulhento que seus concorrentes a diesel.

Segundo a empresa, os FL Electric são tão silenciosos que poderiam ser utilizados para coleta de lixo ou transporte urbano mesmo durante a noite ou madrugada sem incomodar os moradores das regiões afetadas.

Motor, bateria e autonomia

O motor elétrico desenvolvido pela empresa seria capaz de entregar 248 cavalos de potência em pico ou 175 continuamente. No que toca bateria e autonomia, a Volvo deve oferecer duas opções, uma com duas baterias e outra com seis de íons de lítio, com algo entre 100 e 300 kWh. Na versão mais completa, o caminhão seria capaz de percorrer 300 km com uma carca completa ou 100 km na versão básica.

Os FL Electric poderiam ser completamente recarregados em algo entre uma ou duas horas conectados à tomada

É interessante destacar também que, segundo a fabricante, os FL Electric poderiam ser completamente recarregados em algo entre uma ou duas horas conectados à tomada. Mas isso é uma estimativa considerando corrente direta, fornecida por algum tipo de transformador. Em corrente alternada, essa que chega na nossa casa pela rede elétrica, o caminhão precisaria de uma noite toda na tomada para ser totalmente recarregado.

Os dois primeiros caminhões elétricos da Volvo já estão entrando em operação na Suécia através das empresas de reciclagem Renova e TGM. Não se sabe exatamente quando a empresa pretende produzir o veículo em massa ou levá-lo para outros países, como o Brasil. Seja como for, temos mais chances de ver esses FL Electric por aqui nos próximos anos do que os tão esperados Tesla Semi.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.