Hyperloop TT terá centro de inovação e logística no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Hyperloop TT terá centro de inovação e logística no Brasil

A Hyperloop TT é a principal empresa responsável pelo desenvolvimento do hyperloop, o meio de transporte super-rápido e revolucionário concebido por Elon Musk. Agora, a companhia acaba de anunciar a criação de um centro de inovação e logística no Brasil, mais especificamente na cidade de Contagem, em Minas Gerais.

A startup desenvolverá projetos na área de transporte de carga e produto em parceria com a secretaria de desenvolvimento de Minas Gerais e outros investidores privados. O investimento inicial será de US$ 7,85 milhões, mas não foi revelado quanto dinheiro virá de cada uma das partes envolvidas.

Segundo a Hyperloop TT, Minas Gerais foi o estado escolhido para receber o HyperloopTT XO Square por ser “um grande eixo de distribuição logística com uma próspera vida comercial e acadêmica”.  O Brasil é um dos primeiros países do mundo a receber a iniciativa da companhia, que também realiza parcerias na Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Indonésia e República Tcheca.

HyperloopTT XO SquareHyperloopTT XO Square será inaugurado em Contagem, Minas Gerais.

Transporte revolucionário

O hyperloop é um sistema de transporte que utiliza um trem em um tubo à vácuo idealizado por Elon Musk, fundador e presidente da Tesla e da SpaceX. O projeto foi publicamente mencionado pela primeira vez em 2012 e testado de forma inédita em 2013 pelo próprio Musk.

A ideia foi aberta ao público e, atualmente, duas empresas trabalham em torno do desenvolvimento de um veículo hyperloop: a Hyperloop One e a Hyperloop TT, que está vindo para o Brasil. Segundo seus desenvolvedores, esse novo sistema é mais seguro e barato (tanto para construção quanto para manutenção) do que aviões, além de consumir menos energia e, portanto, ser mais responsável do ponto de vista ambiental.

A Hyperloop One já realizou testes com o seu trem a vácuo, com a máquina alcançando 387 km/h. A expectativa da empresa é começar a transportar passageiros nos Estados Unidos em 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.