França proíbe uso de celular no carro quando parado no acostamento

1 min de leitura
Imagem de: França proíbe uso de celular no carro quando parado no acostamento

Se você está dirigindo e o seu celular toca, o mais apropriado é parar o carro na lateral da pista para atender; na França, porém, até mesmo isso é proibido e pode resultar em sanções. A Suprema Corte do país europeu determinou na última sexta-feira (2) a punição com pontos na carteira e multa de 135 euros para os motoristas que fizeram isso.

Os juízes franceses não criaram uma nova lei, mas esclareceram a lei atual que proíbe o uso de dispositivos como um telefone celular enquanto se dirige um veículo. O texto se refere apenas à proibição enquanto “circulando no trânsito”, e, para os juízes, isso significa também quando o motorista para o carro na lateral da pista para usar o celular.

Apenas é possível realizar esse tipo de ação quando você estaciona o carro em um local regulamentado para estacionamento. Ou seja, parar o veículo em uma vaga pública de estacionamento da lateral da pista é possível, mas fazer isso em um acostamento de beira de estrada ou em um local não destinado ao estacionamento pode resultar em multa e pontos na carteira.

As recentes leis contra o uso de telefones celulares durante a direção foram implementadas na França para tentar frear o lento aumento no número de acidentes de trânsito no país ao longo dos últimos anos. Entre as medidas estão também, por exemplo, a redução da velocidade máxima em estradas de pista dupla de 90 km/h para 80 km/h.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.