Otima mostra o que é e como funciona uma cidade inteligente na Campus Party

1 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Otima mostra o que é e como funciona uma cidade inteligente na Campus Party

O conceito de cidades inteligentes (ou smart cities, como preferir) está cada vez mais presente e desenvolvido. Mas você sabe exatamente o que é preciso e quais são os benefícios para que uma localidade seja digna de um termo desses?

A empresa de mídia Otima está na Campus Party Brasil 2018 com uma ação que apresenta o conceito de cidade inteligente de uma forma divertida e que pode até render um prêmio. O espaço está logo na entrada da área Open Campus, que é liberada para todos os visitantes interessados.

Lá, é possível conferir uma maquete em blocos de montar que simula uma região de São Paulo. Tudo lá é operado via energia elétrica: transporte público, luzes e sensores que avisam sobre acidentes, solicitações de reparo e presença de pessoas. A parte inteligente entra na conexão de todos esses sitemas e a integração via Internet das Coisas (IoT, na sigla original), que transmite os dados para uma central de comando.

E é você quem gera a energia que faz tudo isso funcionar. Os campuseiro sobem em bicicletas instaladas no estande e competem entre si para ver quem gera mais eletricidade para fazer a cidade operar. Quem ficar em primeiro do ranking leva para casa uma action cam GoPro HERO5 Black. Para participar, é só visitar o estande da Otima na Campus Party, fazer o cadastro e pedalar com todas as forças.

A ideia da Otima é incentivar a participação de cidadãos na construção e idealização de uma smart city, além de atrair o interesse da iniciativa privada com investimentos no setor. Tudo isso que acontece na maquete já pode ser reproduzido na vida real, mas as possibilidades são muito maiores.

...

Curte tecnologia e vai para a Campus Party Brasil 2018? A IBM está com um desafio em forma de game que envolve plataforma cloud e APIs do Watson. É o IBM BlueGame! Tá curioso? Clique aqui para saber mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.