Dona da Volvo compra a Terrafugia, startup que quer fazer um carro voador

1 min de leitura
Imagem de: Dona da Volvo compra a Terrafugia, startup que quer fazer um carro voador

A Geely, empresa chinesa que é dona da Volvo, comprou a Terrafugia, uma startup que está querendo produzir um carro que voa – e é um carro mesmo, não um drone que transporta as pessoas adaptado, como outros projetos.

O Transition, como o veículo é chamado, é capaz de fazer decolagens e pousos verticais, é um dos projetos mais promissores que envolvem um automóvel que pode andar por aí como um carro e voar como um avião. Com o dinheiro da Geely, o projeto dá mais um importante passo em direção à realidade.

Um protótipo já vem sendo testado há algum tempo e já provou que pode andar e voar sem maiores problemas, mesmo com um desenho pouco ortodoxo. Uma das grandes vantagens é que o veículo da Terrafugia é legalizado pela FAA, que autorizou a startup a criar o carro voador sem maiores dores de cabeça em relação à regulamentação.

Ele é capaz de voar por até 643 quilômetros a uma velocidade de até 160 km/h. Se algo der errado, o Transition conta com um sistema de paraquedas que também auxilia no processo de retorno à terra firme. A ideia é que ele também venha equipado com a tecnologia de direção autônoma para evitar que as pessoas saiam caindo ou batendo por aí.

Não há qualquer indício de que a Geely vá usar a Terrafugia para contribuir com as criações da Volvo – mesmo porquê a montadora sueca anunciou que, a partir de 2019, todos os seus veículos serão elétricos ou híbridos, mas não falou nada sobre eles serem capazes de voar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.