Radar norte-americano consegue enxergar através de paredes

1 min de leitura
Imagem de: Radar norte-americano consegue enxergar através de paredes

Ampliar (Máquina que enxerga através das paredes. Fonte da imagem: MIT Lincoln Laboratory)

A tal visão de raio-X, popularizada na ficção pelo Super-Homem, está cada vez mais próxima da realidade. Mas não estamos falando daquela simples que consegue atravessar a pele e mostrar o interior do corpo humano. Dessa vez, o que os pesquisadores americanos do MIT desenvolveram é um radar capaz de enxergar através de paredes.

O equipamento, ainda em fase de testes, foi posicionado há 6 metros de distância do concreto e conseguiu ver o que se passava atrás de blocos com até 20 centímetros de espessura — uma média razoável e suficiente para penetrar a maioria das residências e prédios comuns.

Entretanto, a tecnologia ainda mostra o resultado em apenas dez quadros por segundo — taxa precária quando comparada à média usada, por exemplo, no cinema (24 quadros por segundo). As imagens, em geral, mostram apenas espectros parecidos com ondas de calor nos monitores.

Ampliar (Resultado das imagens obtidas. Fonte da imagem: MIT Lincoln Laboratory)

Mesmo assim, o radar já consegue alertar sobre a presença de pessoas e movimento, já que consegue diferenciar os sinais de objetos imóveis dos emitidos por seres vivos. Mas, como se pode perceber, a geringonça ainda é enorme e bem diferente do que aparece em alguns filmes de ação e espionagem.

O Dr. Gregory Charvat, um dos desenvolvedores do protótipo, revelou que a próxima etapa do projeto consiste em acoplar o radar a um veículo e testá-lo em várias construções urbanas. Pelo menos por enquanto, o Super-Homem continua muito à frente dos cientistas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.