OS-tan: como as empresas tornaram suas tecnologias personagens de anime

4 min de leitura
Imagem de: OS-tan: como as empresas tornaram suas tecnologias personagens de anime
Imagem: Microsoft

Lembra-se daquele incrível curta que “transformou” o Internet Explorer em uma poderosa garota-mágica e a colocou para enfrentar um exército de robôs gigantesco em uma cena de batalha que não deixava devendo contra nenhum anime? Pois bem, saiba que isso não é novidade no Japão – já faz algum tempo que empresas de tecnologia têm suas próprias mascotes de sistemas operacionais e softwares. Todas, é claro, com visual de anime.

O fenômeno, inclusive, tem nome por lá: OS-tan. Para os curiosos leigos em japonês, esse termo é resultado da junção da sigla para “Sistema Operacional”, em inglês, com “tan”, um honorífico utilizado no Japão para se referir de maneira especialmente carinhosa a garotas “fofas”.

Só a ideia deve dar uma boa ideia do que esperar. Em resumo, todas as garotas criadas pelas empresas – ou melhor, criadas pela Microsoft, que era a única a ter suas OS-tans oficiais até recentemente – trazem um visual “bonitinho”, cheio de detalhes que remetem ao seu próprio sistema operacional (seja em um adereço, nas cores da roupa ou em algo parecido).

Conhecendo a família Madobe

Você acha que a maluquice ia parar por aí? Pois saiba que está bem enganado. O fato é que a Microsoft não se satisfez a criar simples mascotes para seus produtos: as personagens têm também uma história e, como seu nome indica, possuem suas próprias famílias e grau de parentesco. Vai entender...

Internet Explorer: Inori Aizawa

A mais famosa da lista desde sua rápida animação, Inori era uma garota desajeitada e lenta, mas que, com o passar dos anos, tornou-se muito melhor e mais confiante de suas capacidades; basicamente, é tudo aquilo que a empresa de Bill Gates tentou passar com o Internet Explorer após todos esses anos. Embora não seja membro da família “oficial” do Windows, Inori é muito amiga de Yu e Ai Madobe, além de prima de Hikaru Aizawa.

Microsoft Silverlight: Hikaru Aizawa

Usada pela Microsoft Taiwan para promover o plugin Silverlight, Hikaru não apenas é bastante presente no território chinês como também possui vídeos com animações explicando ao público como utilizar a ferramenta da empresa.

Microsoft Virtualization

Por mais que a Microsoft tenha criado toda uma gigantesca “família” de mascotes, isso não quer dizer que todas recebam essa atenção. É o caso da personagem do Microsoft Virtualization, que não tem nome ou história.

Windows Azure: Claudia Madobe

Prima distante de Mutsumi e Nanami Madobe, além de uma das mais famosas de toda a linha de OS-tans da Microsoft, Claudia Madobe aparece em praticamente todas as páginas nipônicas relacionadas aos softwares da nuvem e o sistema Azure, ensinando desenvolvedores a lidar com as ferramentas da plataforma.

Não achou suficiente? Então vale notar que ela tem até mesmo sua própria página, chamada Cloud Girl, que traz wallpapers, histórias em quadrinhos e vídeos dela em ação. Claudia, inclusive, foi distribuída na forma de uma figura para os compradores do Visual Studio.

Windows 7: Nanami Madobe

A primeira entre todas as OS-tans feitas pela Microsoft pode até representar um sistema operacional antigo, mas a personagem, que teve aparições em várias imagens, wallpapers oficiais e até mesmo vídeos, ainda se mantém ativa, com sua própria conta de Twitter oficial.

Windows 8: Yu Madobe e Ai Madobe

Vindas para representar os Windows 8 e RT, Yu e Ai Madobe são as mais recentes mascotes já “lançadas” pela Microsoft. Ambas vieram para promover o uso do sistema operacional no mercado da montagem de PCs – uma das áreas com maior número de gamers e otakus.

Windows 10

Revelada pela Microsoft apenas alguns meses atrás, a simpática garota de cabelos azuis da imagem acima ainda não teve seu nome oficial revelado (o que deve ocorrer apenas com o lançamento do próprio Windows 10). Sabe-se, no entanto, que a nova integrante da família Madobe tem 17 anos e vem de 100 anos no futuro; obviamente, ela trabalha em uma loja de eletrônicos em Akihabara e tem nos jogos seu hobby favorito.

De memes a mascotes

Curiosamente, tudo começou como uma simples brincadeira feita por artistas pela internet, que resolveram criar versões humanoides de seus sistemas operacionais favoritos. A ideia não só ficou muito bem-feita, como chamou a atenção do braço nipônico da Microsoft; essa, por sua vez, adaptou o conceito e criou suas próprias OS-tans, que são usadas para promover seus produtos não apenas no Japão, como também Taiwan e Cingapura.

Não é exatamente surpresa dizer que a ideia fez um enorme sucesso. Por lá, as personagens são usadas em diversas promoções das empresas – principalmente quando têm relação com o mundo gamer e otaku. Elas têm até mesmo dubladoras oficiais (todas famosas entre os fãs de animes), que emprestam suas vozes em vídeos dos produtos.

Como se isso ainda não bastasse, a Microsoft criou toda uma linha de produtos para as mascotes. Isso inclui desde edições especiais de seus softwares e acessórios tematizados com as garotas até presilhas, broches, pôsteres, brincos, pulseiras, canecas... Tudo isso, é claro, vendido nas lojas de Akihabara, a grande Meca dos Otakus, gerando as enormes filas que você pode ver na galeria acima, trazida pelo site Crunchyroll.

Intel e seus mascotes

Vale notar que a Microsoft pode ter sido a primeira a criar suas mascotes oficiais, mas parece que ela não é a única. Recentemente a Intel também entrou na brincadeira com um “concurso de personificação” online, que permitiu ao público enviar suas artes de OS-tans de alguns produtos com tecnologia Intel.

Confira as vencedoras na galeria abaixo:

.....

É claro que a ideia das OS-tans pode não ser tão difundida pelas grandes empresas, mas o conceito parece estar lentamente se expandindo. A chegada de novos softwares da Microsoft, aliás, prometem ainda mais mascotes surgindo, como no caso do Microsoft Edge e do já confirmado Windows 10.

Além disso, quem gostou da proposta pode conferir uma série de imagens não-oficiais das personificações através da internet. Afinal, a brincadeira é bastante difundida, então você dificilmente não vai achar uma OS-tan de seu sistema operacional ou software favorito.

Qual a sua OS-tan favorita? Deixe sua opinião no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.