Microsoft estaria desistindo do WP para colaborar com a Google no Android?

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft estaria desistindo do WP para colaborar com a Google no Android?
Imagem: Recanto do Dragão

De acordo com rumores levantados pelo MSFTnerd no Twitter, a Microsoft estaria bastante indecisa quanto ao seu futuro papel no mundo dos SOs mobile. A empresa estaria considerando abandonar o Windows Phone e o Windows 10 Mobile para colaborar com a Google no Android, fornecendo seus apps e serviços na plataforma da concorrente.

Em troca, a Google daria mais atenção para o Windows 10 tradicional, para desktops e notebooks. A ideia seria a Gigante das Buscas oferecer soluções em mapas e busca para o SO, além de suporte ao YouTube, provavelmente mantendo um app nativo para o Windows.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o MSFTnerd, conhecido por vazar informações verídicas sobre a Microsoft, o CEO da companhia, Satya Nadella estaria discutindo com seu time sênior a possiblidade de realizar essa grande mudança na empresa. Isso se daria pelo fato de o Windows em smartphones não estar dando o resultado esperado. Nesse caso, não se sabe como ficaria a divisão de celulares da companhia, recém-adquirida da Nokia.

Anúncios e Android escondido no Windows

Além dos mapas, buscas e YouTube, a Microsoft passaria a colaborar também com a Google em anúncios na web. Segundo a Bloomberg, a companhia estaria saindo desse negócio e deixando sua divisão de anúncios com a AOL e com a AppNexus. Esse negócio sozinho representaria a demissão de 1,2 mil funcionários.

Outro indicador que pode apontar para uma mudança drástica da Microsoft em direção ao Android é o fato de um “subsistema Android” ter sido encontrado na última Build do Windows 10 Mobile, identificada como 10149. Dos cerca de 300 MB da utilização, 100 MB seriam derivados de várias partes do Android, inclusive elementos nucleares do sistema da Google, como Debugger Daemon e Hyper-V drivers.

Isso tornaria apps do Android muito mais “bem-vindos” no Windows 10 para smartphones, inclusive mais do que o necessário para o Project Astoria funcionar, que prevê a portagem de apps do Robô para o Windows com facilidade.

Será mesmo?

Uma mudança tão drástica quanto essa seria algo bastante difícil de acontecer na Microsoft, uma vez que a empresa tem investido por anos no setor de smartphones. Há ainda um senso comum no mercado de que o “mobile é o futuro”, o que tornaria essa escolha pouco inteligente para a empresa. Contudo, dadas as condições em que a companhia enfrenta Apple e Google nesse setor, pode ser que ela saia em vantagem caso realmente colabore com a Gigante das Buscas de alguma forma.

Mesmo assim, é muito importante ter em mente que tudo isso é fruto de rumores, e nenhuma confirmação oficial, nem da Microsoft nem da Google, foi feita até o momento. Fique ligado no TecMundo para acompanhar o desenvolvimento dessa situação — que pode se tornar uma verdadeira bomba para o mercado — e deixe sua opinião nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.