Feliz Aniversário! Microsoft comemora 40 anos

2 min de leitura
Imagem de: Feliz Aniversário! Microsoft comemora 40 anos
Imagem: Microsoft

Ela é uma das maiores empresas de tecnologia de todo o mundo. Foi responsável pela reinvenção de uma série de ferramentas que utilizamos atualmente e é a criadora de outras tantas. Você já deve saber que estamos falando da Microsoft. Mas será que você sabe que neste dia 4 de abril a empresa de Redmond está completando mais um aniversário? E não é qualquer um deles...

Hoje a Microsoft completa 40 anos de história — foi fundado no dia 4 de abril de 1975. A empresa surgiu do sonho de dois jovens norte-americanos: Bill Gates e Paul Allen, que compartilhavam o interesse (bem acima da média na época) por computadores. Eles fundaram a empresa para desenvolver um software em BASIC para os computadores da IBM — ainda bem limitados em relação ao que temos atualmente, é claro.

A primeira geração de executivos e funcionários da Microsoft

Alguns anos depois (1979), a IBM procurou a Microsoft novamente para o desenvolvimento de outro software. Foi nesse período que Gates e Allen compraram os direitos do Q-DOS e transformaram o sistema no MS-DOS. Depois disso a Microsoft saltou para novos projetos que incluem a polêmica cópia de interface gráfica da Apple e a criação do Windows. Do início da década de 80 para cá, a Microsoft continuou crescendo.

Hoje, além de completar 40 anos, a Microsoft comemora também uma caminhada para plataformas muito diferentes das imaginadas em 1975. Smartphones, computadores portáteis, tablets, computadores desktop, PDAs e diversos outros equipamentos são operados por sistemas da empresa. Muito mais do que o sonhado por Allen e Gates, em 1975.

A mensagem de Gates

Bill Gates não é mais o CEO da Microsoft há vários anos, mas isso não significa que ele não seja o nome mais importante da empresa. Não à toa, o cofundador aproveitou a data de hoje para enviar uma mensagem para todos os funcionários da empresa. Nesta carta, ele revela: “Allen e eu tínhamos o objetivo de colocar um computador na mesa de cada casa. Era um objetivo bem audacioso. É incrível ver como a computação foi longe desde aquela época”.

Mas ele vai bem além: “Estou orgulhoso do papel que a Microsoft desempenhou nesta revolução. Mas hoje, eu penso muito mais no futuro do que no passado. Eu acredito que a computação vai avançar mais nos próximos 10 anos do que fez em todo o passado. Nós já vivemos em um mundo multiplataformas e a computação é cada vez mais presente em tudo.”.

Gates ainda prossegue falando sobre o como a robótica e as novas tecnologias são importantes atualmente e diz que a liderança de Satya Nadella vai ser vital para que a Microsoft lidere esses avanços. Ele cita HoloLens, Skype Translator e Cortana como algumas das inovações que provam o poder da empresa neste mercado. Na conclusão do texto, ele diz:

“Nós fizemos muito juntos durante os primeiros 40 anos e demos poder a incontáveis empresas e pessoas para que elas botassem em prática todo o seu potencial. Mas o que importa mais é o que nós faremos a seguir. Obrigado por ajudar a fazer a Microsoft esta companhia fantástica agora e pelas décadas que estão vindo!”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.